Lucas do Rio Verde foi o município sede dos Jogos Abertos Mato-grossenses onde reuniu representantes de 14 cidades e uma da Bolívia
Fotos: Dinalti de Oliveira Miranda “Tuiuiú”
Várzea Grande versus San Matias se duelaram na manhã de sexta-feira (10) pelo futsal masculino no ginásio Poliesportivo Municipal Rio Verde na estreia de ambos nos Jogos Abertos Mato-grossenses, disputado no período de 9 a 12 de dezembro em Lucas do Rio Verde.
Pela primeira vez na história dos jogos uma equipe de um país vizinho é convidada e participa do torneio, que reuniu delegações de 14 municípios de Mato Grosso, totalizando 27 equipes masculinas e 17 femininas.
A presidente do Consejo Municipal de San Matias, vereadora Petrona Ygnacia Paina demonstrou seu entusiasmo e contentamento por uma equipe de sua cidade participar no Brasil de um evento esportivo. “É gratificante e prazeroso participar de um evento muito bem organizado, tendo uma recepção calorosa com todos nós”. Frisou.
O diretor de saúde de San Matias, Giovanny Bart, foi outro que também agradeceu a todos pela recepção ao grupo. “Fomos muito bem recebidos aqui e pode ter certeza que vamos aceitar novos convites para participar de eventos aqui em Mato Grosso. Em relação aos jogos, a organização é nota 10 a todos os envolvidos”, destacou.
Para o chefe da delegação de San Matias, Lorenço Poñte, a viagem de quase 700 quilômetros e o desfalque de alguns jogadores prejudicaram o rendimento da equipe de San Matias nos Jogos Abertos Mato-grossenses.
“Nossa equipe estreou com muito cansaço, pois chegas em Lucas às 3h da madrugada e às 9h estávamos em quadra. Mas o que vale destacar é a cordialidade do povo mato-grossense, pois fomos muito bem recebidos e vamos fazer de tudo para estar presentes em novos eventos esportivos”, destacou.
Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, a presença de uma seleção da Bolívia nos Jogos Abertos Mato-grossenses em Lucas do Rio Verde vai entrar para a história dos eventos esportivos que realizamos.
“San Matias, da Bolívia, veio para engrandecer nossa competição em Lucas. É muito satisfatória recepcionarmos uma seleção de um país vizinho nosso e quero aqui endereçar os agradecimentos à delegação da Bolívia por aceitar nosso convite e participar dos jogos”, argumentou.
A seleção da Bolívia não se deu bem em quadra. Na estreia perdeu de 11 a 3 para Várzea Grande. Depois perdeu de 10 a 2 para Primavera do Leste. Empatou em 4 a 4 com Sorriso e encerrou sua participação sofrendo uma goleada de 11 a 1 para os donos da casa, Lucas do Rio Verde.
Os Jogos Abertos Mato-grossenses tiveram início no dia 9 e encerrado no dia 12 de dezembro em Lucas do Rio Verde com quatro modalidades no masculino e feminino das cidades de Araguainha, Campo Novo do Parecis, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Tanga da Serra e Várzea Grande. Mais o município de San Matias, Bolívia.
Os Jogos Abertos Mato-grossenses é uma realização do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do município-sede.
Os campeões foram:
Basquete masculino
Campeão:
Araguainha
Vice: Sorriso
Terceiro: Sinop
Basquete feminino
Campeã: Sorriso
Vice: Sinop
Terceira: Primavera do Leste
Futsal masculino
Campeão: Lucas do Rio Verde
Vice: Sorriso
Terceiro: Primavera do Leste
Futsal feminino
Campeã: Sorriso
Vice: Lucas do Rio Verde
Terceira: Primavera do Leste
Handebol masculino
Campeão: Sorriso
Vice: Sinop
Terceiro: Primavera do Leste
Handebol feminino
Campeã: Sinop
Vice: Tangará da Serra
Terceira: Lucas do Rio Verde
Voleibol masculino
Campeão: Cuiabá
Vice: Sinop
Terceiro: Primavera do Leste
Voleibol feminino
Campeã: Sorriso
Vice: Sinop
Terceira: Primavera do Leste