Competição começou nesta quinta-feira (23) e prossegue até domingo (26) com disputas entre equipes escolares de todo o Estado
Fotos: Dinalti de Oliveira Miranda “Tuiuiú”
As disputas de basquete e vôlei nos Jogos Escolares Mato-grossenses começaram nesta quinta-feira (23) e seguem até domingo (26). A etapa estadual que é sediada em Nova Mutum (MT), encerra as competições das modalidades coletivas da competição escolar que abrange estudantes de 12 a 14 anos, masculino e feminino.
Realizado pelas Secretarias de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o município-sede, o evento reúne equipes de instituições de ensino públicas e privadas de todo o Estado. Em Sorriso foi realizada a etapa do futsal e em Campo Verde o handebol.
Competem pelo título estadual equipes de vôlei e basquete dos municípios de Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Matupá, Nova Mutum, Primavera do Leste, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande, Cuiabá, Campo Verde, Colíder, Juscimeira, Marcelândia e Querência. As equipes campeãs de cada modalidade, uma masculina e outra feminina, representam Mato Grosso nos Jogos Escolares Brasileiros em novembro no Rio de Janeiro.
A abertura oficial da competição em Nova Mutum foi nessa quinta-feira, no Ginásio Lauro Immich, sem presença de público. Para declarar oficialmente a abertura dos Jogos Escolares Mato-grossenses, a breve solenidade teve apenas a entrada das equipes que disputam a primeira partida, da arbitragem e de poucas autoridades.
Além do Ginásio Lauro Immich, no centro da cidade, as partidas serão realizadas também no ginásio do bairro Colina e nos ginásios das escolas Lúcia Faccio Tasca e 4 de Julho, que ficam nos bairros Jardim e Jardim Itália, respectivamente.
Durante o evento serão seguidas medidas de biossegurança para evitar a contaminação por covid-19, como apresentação de testagem dos envolvidos, uso obrigatório de máscara e reforço na limpeza dos equipamentos e locais de competição e de circulação de pessoas.
Todas as partidas serão realizadas sem a presença de público e somente árbitros, equipes e seus técnicos terão acesso aos espaços de competição. O cronograma da competição também propicia uma sistemática de controle, com alojamentos separados por equipe e registro e arquivo dos dados de contato de todos os participantes.
Novo formato – A partir deste ano, os estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares Mato-grossenses, em que a etapa estadual é a única classificatória para os Jogos Escolares Brasileiros, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com suporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Os alunos da faixa etária de 15 a 17 anos disputam nos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, cujas modalidades coletivas terão início no dia 7 de outubro em Campo Verde.
Na fase estadual das modalidades individuais, que incluem judô, natação, atletismo, xadrez, wrestling, dentre outras, as duas categorias de faixa etária participam num mesmo período: de 30 de setembro a 03 de outubro em Várzea Grande e Cuiabá.