A parte estrutural da Arena sem conclusão desde os jogos da Copa de 2014 agora estão definitivamente entregue a sociedade
O secretário adjunto de Estado de Cultura, Esporte e Lazer Jefferson Carvalho Neves recebeu na manhã desta quinta-feira (13) representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Juizado do Torcedor para uma vistoria “in loco” da Arena Pantanal, palco dos jogos da final do Campeonato Mato-grossense e também dos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, que começa no dia 29 de maio.
Para que a Arena Pantanal se torne de vez um espaço esportivo com respeito no país, o Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) executou uma série de reparos e melhorias no entorno da Arena. A reforma visa acolher de forma adequada as equipes, a imprensa e o público em jogos de campeonatos estaduais e nacionais, como a série A do Campeonato Brasileirão, que começa no dia 29 com o duelo entre Cuiabá versus Juventude (RS).
De acordo com o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, as intervenções abrangeram manutenções prediais regulares e adequações para atender os requisitos que exige a Confederação Brasileira de Futebol nos jogos da Série A.
“Até o gramado da Arena passou por melhorias. São ações que precisavam ser feitas. Foram incrementadas algumas áreas com foco nos jogos da Série A, como a adequação dos vestiários e salas de imprensa, além dos reparos necessários para obtenção dos alvarás de vigilância sanitária e de segurança contra incêndio e pânico”, explica Jefferson.
Com 90% da reforma concluída, os vestiários da Arena Pantanal passam por reestruturação que prevê troca de piso, forro, chuveiros elétricos, mictórios e banheiras e ainda melhorias nas pias, paredes e nos sistemas hidráulicos e de ar-condicionado. Adequações semelhantes ocorrem também nas áreas de testagem para dopping, arbitragem e de acesso dos jogadores e equipe técnica.
Dentre as obras, que já estão com 90% de andamento concluido, constam instalação de cabines de rádio, iluminação e pintura das salas e manutenção dos elevadores para acesso das equipes.
O estádio passou por reformas e melhorias em toda parte estrutural. “Tinha setor na Arena que desde os jogos da Copa de 2014 que não tinham sido concluídos”, lembrou o secretário. Desde o gramado do campo passou por rebaixamento e tratamento onde já apresenta um novo visual, com um verde mais vivo”.
As 22 caixas d’água de 10 mil litros cada, foram substituídas. Banheiros, elevadores, pisos e cabines da imprensa foram reformados. Parte elétrica com trocas de lâmpadas e fiações, hidráulica com reparos em vazamentos e desentupimento de encanamento todos sanados. “A Arena Pantanal está apta para receber os jogos, ainda sem a presença do torcedor devido a pandemia da Covid-19. Mas assim que liberar a presença do torcedor, a Arena está apta a receber o público”, frisou Jefferson Carvalho.
As autoridades presente na Arena visitaram vários setores e a partir dos jogos da Série A do Brasileiro terão um setor especial destinado a justiça. “Antes ficavam em um mesmo setor. Agora a Polícia Militar, Juizado do torcedor, Polícia Civil terão seus espaços separados”, afirmou o adjunto.
O Detran que funciona na Arena Pantanal será transferido para outro local. O Centro de Triagem da Covid-19 e a Escola que funciona no complexo do estádio permanecerão.
A Arena recebeu outras diversas ações para melhoria de sua estrutura. Os avanços incluíram benfeitorias no estacionamento do subsolo, reparos nas salas vips e camarotes, plantio de grama no jardim interno, melhorias na iluminação externa, manutenção e troca de portões de acesso do torcedor, dentre outros.
Para o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, o Beto Dois a Um, as reformas vão garantir que o estádio esteja preparado para acolher satisfatoriamente os jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, ajudar a fortalecer o futebol mato-grossense, e propiciar um melhor espaço para uso da população.
“Hoje a Arena Pantanal não é mais um ‘Elefante Branco’ e sim ‘Elefante Dourado’ e faz parte da vida do povo mato-grossense. Agora temos um clube na Elite do Futebol Brasileiro (Cuiabá Esporte Clube), por causa do futebol e por todos os usos que o espaço oferece, de prática esportiva ao combate à Covid-19. Com essa grandiosa reforma, esperamos potencializar o papel de nosso estádio, dando condições para motivar também outros clubes de futebol de Mato Grosso, e claro, trazer ainda mais motivos de orgulho para todos nós”, destaca Beto Dois a Um.