Pular para o conteúdo

O Esportivo

O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

NOVO POLO DOS SUS – Hospital Regional em Várzea Grande é pauta de reunião com o governador 

Proposta é defendida pelo CISVARC como medida estratégica para ampliar acesso da população do Vale do Rio Cuiabá aos serviços de média e alta complexidade. Município seria sede da unidade e novo polo do atendimento regional do SUS

 

Foto: Secom/VG

Consorcio VG - O Esportivo

O encontro contou com o vice-governador Otaviano Pivetta, do secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, e do secretário da Casa Civil, Fábio Garcia

 

O vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL), a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, e prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (CISVARC) participaram, ontem (15), de reunião com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, para apresentar demandas prioritárias da saúde pública regional. O encontro também contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta, do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.

Entre os principais pleitos está a implantação de um Hospital Regional em Várzea Grande, proposta defendida pelo consórcio como medida estratégica para ampliar o acesso da população da Baixada Cuiabana e da região metropolitana a serviços de média e alta complexidade.

Segundo o presidente do CISVARC, José Domingos Fraga Filho, prefeito de Nobres, o crescimento populacional e a demanda reprimida nos municípios justificam a necessidade da nova unidade hospitalar. “A implantação de um Hospital Regional em Várzea Grande é fundamental para fortalecer a rede pública e ampliar a oferta de atendimentos especializados”, destacou.

O governador Mauro Mendes afirmou que irá analisar as demandas apresentadas, ressaltando a inauguração, ainda neste mês, do Hospital Central de Mato Grosso, em Cuiabá, que será referência em média e alta complexidade para todo o Estado. O gestor também destacou os avanços do programa Fila Zero. “O Fila Zero tem se mostrado eficiente, com mais resultados e menor custo, e precisa ser conduzido com responsabilidade”, afirmou.

No documento protocolado junto ao governo estadual, os prefeitos solicitaram ainda a prorrogação do Programa Fila Zero, em razão da demanda reprimida por cirurgias eletivas; ampliação do tratamento hiperbárico; realização de cirurgias ortopédicas com uso de próteses, cirurgias de otorrinolaringologia e de varizes não estéticas; além de recursos para atendimentos de urgência e emergência via consórcio, acesso ao SISREG e atualização dos valores do PAICI, considerados defasados frente aos custos atuais.

MAIOR ACESSO – O CISVARC também sugeriu que o governo do estado assuma a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. “Diante da importância regional da unidade e do seu papel na média e alta complexidade, o consórcio se coloca à disposição para contribuir com uma solução que garanta estabilidade assistencial”, pontuou José Domingos Fraga.

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, destacou a reunião produtiva com o governador Mauro Mendes, que tratou das principais demandas da saúde regional. “Foi uma oportunidade importante para apresentarmos nossas necessidades e estreitar ainda mais a parceria entre os municípios e o governo do estado. A reunião mostrou a disposição do Estado em atender as demandas da Baixada Cuiabana, com um olhar mais atento às nossas necessidades”, afirmou Deisi.

A secretária ressaltou também o papel fundamental do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (CISVARC) no processo. “O fortalecimento do consórcio tem sido um fator estratégico. Ele tem permitido que as prefeituras da região se unam para encontrar soluções mais eficientes, que geram economia e mais qualidade no atendimento à população. Através do consórcio, conseguimos realizar licitações com custos mais baixos e, consequentemente, ampliar o acesso da população a serviços de saúde de qualidade”, completou.

Participaram da reunião os prefeitos Natal Alves de Assis (Planalto da Serra), Jonas Eduardo Moraes (Poconé), Osmar Froner (Chapada dos Guimarães), Diego Taques (Acorizal), Thiago Almeida (Nossa Senhora do Livramento), José Antônio Domingos (Nova Brasilândia), Francieli Magalhães de Arruda Vieira Pires (Santo Antônio do Leverger) e Margareth de Munil (Barão do Melgaço). (Rafael Maximiano/Secom-VG)