Ainda na próxima semana, o ambulatório do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), localizado no bairro Ribeirão do Lipa, deve iniciar os atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, 100% do funcionamento da nova unidade hospitalar, o que inclui urgência e emergência, só deve ocorrer no início de maio deste ano.
A expectativa era de que o funcionamento completo do complexo hospitalar, que irá abrigar o novo pronto-socorro, acontecesse até os 300 anos da capital, comemorado em 8 de abril próximo.
De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, no aniversário da cidade, serão colocados à disposição da população cuiabana os leitos de enfermarias clínicas, com cerca de 90 leitos. E, no começo de maio, no dia 1°, Dia do Trabalhador, ou dia 09, no aniversário de Mato Grosso, eu entrego, 100% do Hospital Municipal de Cuiabá e, dentro dele, em pleno funcionamento, o novo pronto-socorro”, disse ontem Pinheiro durante entrevista à TV Vila Real de Cuiabá.
Na oportunidade, o prefeito também reafirmou que a administração do HMC ficará a cargo da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que já administra o Hospital São Benedito. Além disso, destacou que o atual pronto-socorro não será fechado, sendo que o prédio passará a abrigar o hospital materno-infantil.
Entregue pelo prefeito em dezembro do ano passado, o HMC teve o funcionamento liberado na semana passada pela juíza da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular, Célia Vidotti. Após, a prefeitura informou que anunciaria o cronograma de ativação por etapas do HMC para a imprensa durante entrevista coletiva, o que acabou não acontecendo.
Na decisão judicial, foi solicitada ainda a apresentação ao Poder Judiciário dos planos de gestão e operacional dos setores em fase de conclusão do HMC, bem como as providências das devidas licenças junto a Vigilância Sanitária (Visa) e de incêndio e pânico, emitido pelo Corpo de Bombeiros (CB).
A juíza pede ainda que, mesmo que referente a cada etapa concluída, o município “comprove o funcionamento do sistema de climatização, bem como a aquisição de materiais e medicamentos e outros insumos necessários a correta prestação dos serviços de saúde.
Ainda na semana passada, a prefeitura informou que já estava com toda a documentação, referente às licenças, em dia. O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho, explicou ainda que em relação ao sistema de climatização do ambulatório já foi concluído.
“A climatização do ambulatório foi realizado e no restante do Hospital, falta apenas a automação da climatização, mas já está em fase de finalização, o que não impede o funcionamento por etapas. A aquisição de materiais, medicamentos e outros insumos estão sendo adquiridos de forma bem avançada, vamos cumprir tudo que está dentro do cronograma definido com o prefeito Emanuel Pinheiro. Diariamente, fazemos a checagem e o processo está bem adiantado”, afirmou.