Ana Carolina Duarte vai representar o Estado no Open de Natação em São Paulo neste fim de semana
Com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a nadadora carioca Ana Carolina Duarte, 34 anos, vai representar Mato Grosso no Open de Natação que acontece nesse fim de semana em São Paulo, Capital. O evento faz parte do Meet do Comitê Paralímpico Brasileiro – Caixa de Natação.
Ana Carolina é deficiente visual e até o ano passado era atleta da Seleção Brasileira de Goalball. Defendeu o País nas duas últimas olimpíadas – 2016 no Rio de Janeiro e 2020/21 em Tóquio. Ela lembra que começou a nadar com 15 anos e por vários anos participou de várias competições municipal, estadual e nacional até ser convidada para trocar o Rio por São Paulo.
“Morei em São Paulo por cinco anos e lá troquei a natação pelo goalball. Fiquei por quase 10 anos fora das piscinas e após as olimpíadas de Tóquio fui convidada pelo Instituto dos Cegos de Mato Grosso em conjunto com a Associação Mato-grossense de Cegos para vir para Cuiabá e aqui estou. Meu objetivo é fomentar o esporte Paralímpico aqui na Baixada Cuiabana”, frisou.
Sob a orientação da professora/técnica Danielle Vilela, Ana Carolina está treinando na piscina do complexo da Arena Pantanal todos os dias e viaja nessa sexta-feira (4) para São Paulo. Ana Carolina está confiante em conseguir o índice técnico para o brasileiro que acontece em maio na Capital Paulista.
“Estou sentindo muita diferença nos treinamentos. Apesar da minha força de vontade, o esforço físico da natação é o triplo do goalball. No goalball eu treinava praticamente o dia todo e não sentia o cansaço que sinto ao nadar os 100 metros. A natação exige muito do atleta, mas eu tenho fé e coragem para conseguir meu objetivo”, diz confiante a atleta.
Ana Carolina Duarte vai participar das provas de 50 e 100 metros livres e de 100 metros costas. O evento vale como seletiva para o Campeonato Brasileiro de Natação que será realizado em maio na cidade de São Paulo, Capital. Ana endereça os mais sinceros agradecimentos à professora/técnica Danielle Vilela, a AMC e ao IMTC e também ao Governo do Estado através da Secel-MT pelo apoio recebido.
A atleta treina na piscina do complexo Arena Pantanal cedido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.