O Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB) de Mato Grosso irá apoiar o candidato Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da República neste segundo turno. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (11) após reunião dos dirigentes da sigla.
Conforme Paulo Borges, presidente regional da legenda, a Executiva Nacional tucana liberou os diretórios para se posicionarem da forma que acharem conveniente.
Em Mato Grosso, a decisão de apoiar Bolsonaro foi unânime. “Bolsonaro tem uma grande ascensão em Mato Grosso, pode fazer a diferença”, disse.
A decisão foi tomada em respeito ao histórico do partido, que sempre combateu a forma nefasta de fazer política por parte do Partido dos Trabalhadores, que comandou o país nos últimos 15 anos. Foi esta forma de política a responsável direto pela crise política, econômica e ética que assola o país, que resultou nos 14 milhões de brasileiros desempregados.
O apoio se baseia em pontos em comum com os ideais do PSDB, de combate à corrupção, diminuição do estado e do desenvolvimento do país. Neste sentido, o partido espera que o candidato, se eleito presidente do país, se comprometa com o desenvolvimento de Mato Grosso, com o direcionamento de ações e políticas públicas para o Estado.
O próprio governador Pedro Taques (PSDB) já havia anunciado que apoiaria o candidato do PSL em caso de segundo turno. Apesar disso, Taques afirma que não compactua com todos os posicionamentos de Bolsonaro. No entanto, garante que não irá anular o seu voto.
“Eu sou contra o aborto, fui, inclusive, o relator do código penal. Eu sou favorável a liberação do uso de armas com requisitos. Eu concordo com alguns pontos do Bolsonaro e sou absolutamente contra um candidato que está preso se ter um fantoche para ganhar a eleição. Entre o Bolsonaro e o Haddad eu vou votar no Bolsonaro, está resolvido”, finalizou. (KA)