O empate sem gols diante do Tricolor Paulista dentro do estádio Morumbi, em São Paulo, válido pela 35ª rodada levou o Dourado aos 48 pontos, 9º colocado
Assessoria/Dourado
Um ponto importante e histórico para o Dourado na Série A do Campeonato Brasileiro. Jogando no Morumbi, o Cuiabá Esporte Clube empatou em 0 a 0 com o São Paulo, chegou aos 48 pontos e garantiu a melhor participação do clube na história do Brasileirão.
O confronto integrou a rodada de número 35. Com o resultado, o Cuiabá se mantém em nono lugar, enquanto a equipe paulista aparece na 11ª colocação, com 47 pontos.
O próximo desafio do Dourado é na quarta-feira (29), contra o Inter, na Arena Pantanal. O duelo está marcado para às 19h.
A partida foi de poucas chances de gol para as duas equipes. A primeira chegada perigosa foi do São Paulo. Lucas cabeceou a queima-roupa e Walter fez grande defesa, aos 11 minutos do primeiro tempo.
Clayson teve boa chance aos 21 minutos. Em jogada ensaiada, o atacante recebeu na entrada da área, driblou o marcador e finalizou. A bola desviou na zaga e saiu em escanteio. Ainda na primeira etapa, Raniele teve boa oportunidade dentro da área, mas não conseguiu espaço para a finalização.
A segunda etapa seguiu com poucas oportunidades. Aos 20 minutos, Rikelme cruzou rasteiro e Pitta desviou para grande defesa do goleiro Rafael. O lance, porém, foi anulado por impedimento do centroavante paraguaio. Sobral, aos 40, arriscou chute de fora da área, mas mandou sobre o gol.
Walter precisou fazer mais uma grande defesa, já nos minutos finais. O camisa 1 e capitão do Dourado defendeu finalização de dentro da área e, no rebote, conseguiu evitar a finalização do atacante adversário e manter o placar zerado, garantindo mais um ponto para o Cuiabá no Campeonato Brasileiro.
O Dourado realiza um treino físico ainda em São Paulo na manhã de segunda-feira, e durante a tarde retorna à Cuiabá. Na quarta, enfrenta o Inter, às 19h (de MT), pela rodada de número 36 do Brasileirão.
O Cuiabá esteve em campo com Walter, Marllon, Allyson e Alan Empereur; Matheus Alexandre, Raniele (Lucas Mineiro), Denilson (Filipe Augusto) e Rikelme; Jonathan Cafú (Fernando Sobral), Clayson (Derik Lacerda) e Isidro Pitta (Wellington Silva). O Dourado foi comandado pelo auxiliar técnico Bruno Lazaroni.
MELHOR CAMPANHA DA HISTÓRIA – Com o empate no Morumbi, o Cuiabá chegou aos 48 pontos, alcançando a melhor campanha do clube na história do Brasileirão – superando a pontuação obtida em 2021, 47 pontos.
O Dourado já havia superado o número de vitórias das duas edições anteriores – em 2023, já são 13 triunfos, contra 10 em 2021 e 2022. O ataque também já é o mais positivo, com 36 gols marcados.
Restam três partidas a serem disputadas e o Dourado vai em busca dos objetivos: o primeiro é garantir matematicamente a permanência na elite.
Confira as campanhas do Dourado no Brasileirão
2021
47 pontos
15º colocado
10 vitórias
17 empates
11 derrotas
34 gols marcados
37 gols sofridos
2022
41 pontos
16º colocado
10 vitórias
11 empates
17 derrotas
31 gols marcados
42 gols sofridos
* 2023
48 pontos
13 vitórias
9 empates
13 derrotas
- ols marcados
35 gols sofridos
* ainda restam três rodadas.