Primavera, atual campeão, será a única de MT a entrar na primeira fase. Cuiabá Esporte Clube, Mixto e Clube Esportivo Operário Várzea-grandense entra na segunda fase do torneio nacional
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Copa do Brasil deste ano reunirá 126 clubes de todo o país e terá início em fevereiro com encerramento em dezembro
A CBF divulgou nesta terça-feira (06), o regulamento da Copa do Brasil de 2026, junto com a tabela básica da competição. Quatro mato-grossenses estão na edição deste ano, que será a primeira com 126 clubes. Entre eles, o atual campeão estadual Primavera, será o único a entrar na primeira fase, enquanto Cuiabá, Mixto e Operário, entram direto na segunda.
A primeira fase da Copa do Brasil está prevista para os dias 18 e 19 de fevereiro. Já a segunda, está marcada para 25 de fevereiro e 3 e 4 de março. Os clubes só terão a possibilidade de enfrentar times da Série A do Campeonato Brasileiro caso avancem à quinta fase, onde entram essas equipes.
CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO – A Copa do Brasil a partir deste ano segue três critérios de classificação. Primeiro, entram na competição as equipes que fazem parte da Série A naquele ano. Ou seja, os times que subiram da Série B em 2025, já garantiram sua vaga e entram na quinta fase do torneio. Em segundo, entram os campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste, Série C e Série D direto na terceira fase.
Todos os mato-grossenses estão no terceiro critério, que é a classificação via campeonato estadual. Com o aumento da competição, o Campeonato Mato-grossense, que tinha três vagas, agora tem quatro. Ainda assim o Primavera entra na Copa do Brasil uma fase antes dos demais times do estado. Isso porque o Gigante Roxo está entre os 28 ‘piores’ classificados do Ranking Nacional de Clubes (RNC), entre os times que entraram pelo critério três.
FORMATO DE DISPUTA – Na primeira fase, 28 equipes disputam mata-mata em jogo único. Os confrontos serão definidos pela posição no ranking. Dessa forma, o melhor colocado no RNC entre os 28 clubes enfrenta o pior e assim por diante. No entanto, algumas equipes, como o Primavera, ainda não têm posição definida e o critério para definir sua colocação na lista ainda será definido pela CBF.
Os 14 clubes que avançarem para a segunda fase se juntam aos outros 74 que garantiram vaga pelo estadual, como Cuiabá, Mixto e Operário. Até a quinta fase, todas as decisões serão em jogo único. À partir das oitavas apenas, começam os jogos de ida e volta. Por fim, a final também será em jogo único. (Davi Navarro/Capital Notícia)





