O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

TCE: Deputados Maluf e Russi disputam vaga de conselheiro

Maluf e Russi - O EsportivoO recebimento da denúncia referente a Operação Rêmora na última semana, enfraqueceu o nome do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) no que tange a “disputa” pela cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O parlamentar tucano é acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de envolvimento em um esquema, que teria desviado milhões dos cofres da Secretaria de Educação do Estado por meio de direcionamento de licitação para obras de reformas de escolas públicas em Mato Grosso.

O fato fez com que o deputado estadual Max Russi (PSB) intensificasse as articulações junto aos demais parlamentares para garantir a indicação do seu nome para a Corte de Contas.

De acordo com o deputado estadual João Batista (PROS), o socialista passou a ter uma “ligeira” vantagem sobre o tucano, numa disputa que ainda conta com o deputado estadual Sebastião Rezende (PSC).

“O que sabemos até então, é que são 10 votos para o Max, 8 para Maluf e 2 para o Sebastião. Maluf já deixou bem claro que independente da denúncia, segue como candidato. Ele continua com as articulações e foi bem incisivo de que vai continuar conversando com os deputados e tentar essa vaga”, revelou o parlamentar.

Batista afirma que sua indicação pessoal será Russi. Pesa contra o postulante, no entanto, o fato de não ter curso superior. “Já existe uma jurisprudência do STF [Supremo Tribunal Federal] que diz o seguinte: que tenha nível superior ou dez anos comprovados de gestão pública. O deputado Max Russi coloca que já foi vereador, prefeito de Jaciara, deputado em dois mandatos, secretário de Estado, e esse tipo de conhecimento em gestão ele já tem”, defende.

Os deputados estaduais devem entregar as indicações para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta terça-feira (19). Cada parlamentar poderá apresentar um nome, conforme o rito estabelecido pela Mesa Diretora da Casa de Leis.

O documento que declara a vacância do cargo que já foi preenchido pelo ex-conselheiro Humberto Bosaipo, foi lido em plenário na semana passada. A indicação dos parlamentares era para ter sido entregue a Mesa Diretora na última quinta-feira (14), mas o prazo foi prorrogado pelo presidente Eduardo Botelho (DEM) após um pedido da deputada Janaína Riva (MDB).

Até o momento, as únicas indicações formalizadas foram a de Maluf, que foi indicado pelo colega Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), e ainda do contador Luiz Mário de Barros, ex-controlador-geral de Cuiabá, que foi indicado pelo deputado Wilson Santos (PSDB).

Além disso, teve outras três indicações que foram desconsideradas pela presidência do Parlamento Estadual, uma vez que não foi feita por nenhum deputado e sim pelos próprios interessados, indo na contra mão da normativa estabelecida pela Mesa Diretora para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas.

Ainda entre possíveis postulantes à vaga, aparecem nomes como o do promotor de Justiça Mauro Zaque, além dos juízes Eduardo Calmon e Mirko Vicenzo.

Botelho acredita que o novo conselheiro seja definido essa semana. “Tudo indica que será definido nesta semana ainda. Conforme o rito, apenas um nome segue para arguição em plenário, como acontece no Senado, por exemplo”, finalizou.