Com 43 anos de serviços prestados à Prefeitura de Cuiabá, Wilson Ribeiro é também um dos servidores mais qualificados em conhecimento. Possui três graduações pela UFMT: Ciências Naturais, bacharelado em Física e Direito. Em 2000, foi aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
Foto: Emanoele Daiane

Seu vasto domínio de conhecimento permite a Wilson Riveiro ministrar aulas de Matemática, Física, Química, Biologia e Direito Tributário
O auditor fiscal tributário da Receita Municipal, Wilson Paulo Leite Ribeiro, carinhosamente conhecido no Palácio Alencastro como “professor Wilson”, é um dos servidores com a carreira mais longa dedicada ao município de Cuiabá.
Com 43 anos de serviços prestados à Prefeitura de Cuiabá, é também um dos servidores mais qualificados em conhecimento. Possui três graduações pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso): Ciências Naturais, bacharelado em Física e Direito. Em 2000, foi aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Também é pós-graduado em Direito Tributário pela UFMT e em Auditoria Fiscal pela Universidade Cândido Mendes, sediada no Rio de Janeiro. Seu vasto domínio de conhecimento lhe permite ministrar aulas de Matemática, Física, Química, Biologia e Direito Tributário.
Natural de Vila Bela da Santíssima Trindade e atualmente com 67 anos, o auditor fiscal tributário Wilson Paulo Leite Ribeiro conta que chegou a Cuiabá em 1977, quando Mato Grosso ainda não havia sido dividido. Bastante jovem, tinha apenas um sonho: concluir o ensino médio e ingressar em uma faculdade.
Em uma época em que não havia cotas sociais ou raciais, tampouco financiamento estudantil do governo federal em universidades ou faculdades privadas, o esforço e a dedicação levaram o jovem Wilson a ser chamado, já aos 14 anos, de professor, tamanha a referência em conhecimento na área de Ciências Exatas. Aos 19, já atuava como professor de Matemática.
“Eu costumo dizer que quanto mais eu ensino, mais eu aprendo. Quanto mais se ensina, mais se multiplica o conhecimento. Estudei em Vila Bela da Santíssima Trindade até o ensino fundamental. Ainda na 7ª série, me destaquei como aluno de excelência, o que levou o diretor-geral do Colégio Missão Cristã Evangélica de Mato Grosso, André Daniel Muller, a me convidar para estudar no tradicional Colégio São Gonçalo.”
EDUCAÇÃO E ECONOMIA – A trajetória do professor Wilson Paulo Leite Ribeiro é marcada pela dedicação ao ensino e ao serviço público na área tributária. Foi professor de Física do Estado de Mato Grosso após aprovação em concurso no ano de 1983, permanecendo por nove anos.
Ingressou na Prefeitura de Cuiabá em 1982, em regime celetista, enquanto conciliava as atividades com a função de professor de Matemática na Escola Juscelino Kubitschek, no bairro Planalto.
“Comecei na Prefeitura de Cuiabá no dia 26 de abril de 1982, após ser convocado pelo então prefeito Gustavo Arruda. A Prefeitura funcionava no Edifício Irene, na Avenida Barão de Melgaço.”
A partir daí, o “professor Wilson” contribuiu com o município instituindo o ISS (Imposto Sobre Serviços) nos cartórios, elaborou a redação da lei da Nota Cuiabana e ajudou na construção do Código Tributário Municipal. Em 2021, criou o Conselho Administrativo de Recursos Tributários (CART).
O alto grau de conhecimento lhe permitiu ocupar sucessivos cargos de confiança, independentemente de ideologia político-partidária.
Questionado sobre qual orientação dá a quem deseja ingressar no serviço público, o “professor Wilson” afirma, sem pensar duas vezes, que o serviço público é vocação.
“No serviço público, não basta apenas vontade. É preciso ter vocação para atender o cidadão, orientar no que for possível e se aprimorar a cada dia para que o contribuinte tenha uma boa prestação de serviço e uma orientação técnica tributária de qualidade. É necessário ter vontade de aprender e fazer as adequações necessárias.” (Rafael Costa/Secom-Cbá)




