No espaço, o público encontra uma grande variedade de produtos típicos cuiabanos e opções para todos os gostos: comidas regionais, estrogonofe, bobó, parmegiana, risoto, kebab, yakisoba, pastel, hambúrguer, chope artesanal, doces, bolos e biscoitos, além de bijuterias, artesanato, crochê e sabonetes artesanais veganos com extrato de ervas que relaxam e revitalizam a pele. Também há distribuição de mudas frutíferas, diretamente do Horto Florestal Tote Garcia
Foto: Erlan Aquino

A prefeita em exercício, coronel Vânia Rosa, em pé, no momento em que fazia uso da palavra durante a abertura do evento de gastronomia
Acontece em Cuiabá, até sábado (1º), o 1º Festival Gastronômico e Turístico do Vale do Rio Cuiabá, no Centro de Eventos do Sindicato Rural. A iniciativa reúne gastronomia, turismo, cultura e produtos da agricultura familiar da região, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e fortalecer as cadeias produtivas locais.
A programação inclui diversas atividades, como atrações culturais, exposição de fotos de pontos turísticos históricos de Cuiabá, curso de hidroponia, rodas de conversa, palestras, o 1º Encontro dos Secretários Municipais de Agricultura do Vale do Rio Cuiabá e a 2ª Feira de Agricultura Familiar do Vale do Rio Cuiabá, entre outras.
A abertura, realizada na noite de quarta-feira (29), contou com a presença da prefeita em exercício, coronel Vânia Rosa, além de representantes do setor produtivo, como o presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira; o vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Edu Pascoski; a secretária de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Andreia Fujioka; o secretário adjunto de Agricultura, Vicente Falcão; o secretário adjunto Especial de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Vandoni; o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura, Leandro Presa, representando o secretário Johnny Everson; o secretário municipal de Orçamento, Nivaldo de Almeida Carvalho Junior; vereadores e demais convidados.
A prefeita em exercício, coronel Vânia Rosa, destacou a importância de valorizar o trabalho dos produtores e feirantes, que representam a força da economia local.
“É bonito ver essa fartura toda e saber que tudo isso vem de tanto trabalho. As feiras são espaços de convivência, de sustento e de lazer para as famílias. Precisamos incentivar cada vez mais esses eventos, que fortalecem a economia e a vida comunitária”, afirmou.
No espaço, o público encontra uma grande variedade de produtos típicos cuiabanos e opções para todos os gostos: comidas regionais, estrogonofe, bobó, parmegiana, risoto, kebab, yakisoba, pastel, hambúrguer, chope artesanal, doces, bolos e biscoitos, além de bijuterias, artesanato, crochê e sabonetes artesanais veganos com extrato de ervas que relaxam e revitalizam a pele. Também há distribuição de mudas frutíferas, diretamente do Horto Florestal Tote Garcia.
Participa do evento o Grupo Gastronômico do Jardim das Américas, formado exclusivamente por mulheres do projeto “Mulheres Inspiradoras”, criado em 2020, durante a pandemia da Covid-19, por iniciativa de Raysa Paniago. Desde então, o grupo se fortaleceu, adquiriu conhecimento e se tornou referência em empreendedorismo feminino. Nesta edição, 14 integrantes participam do festival, além da tradicional feira realizada na Praça do Jardim das Américas.
“A nossa expectativa é enorme, porque agora estamos saindo da praça e participando de um festival de gastronomia. É uma grande oportunidade para mostrar nosso trabalho e divulgar nossas delícias para todo Cuiabá. Tem para todos os gostos. Estamos muito felizes em participar e estaremos aqui todos os dias”, afirmou Alessandra Gomes Ferreira, que apresenta variedades de estrogonofe entre outras delícias.
O secretário adjunto Especial de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Vandoni, representando o secretário Fernando Medeiros, ressaltou a importância da integração entre os setores.
“Um evento como esse mostra que turismo, desenvolvimento econômico e agricultura estão interligados. Turismo é movimento. O festival atrai visitantes, movimenta a economia e valoriza os produtores locais. Nosso trabalho na Secretaria é exatamente esse: atuar de forma transversal para que um setor potencialize o outro”, destacou.
Vandoni também elogiou a iniciativa do Sindicato Rural em aproximar o produtor do mercado consumidor. “Muitos pequenos produtores não têm acesso direto ao público. Criar essa ponte é essencial, e iniciativas como essa precisam acontecer mais vezes, com o apoio da Prefeitura”, completou.
O secretário adjunto de Agricultura, Vicente Falcão, destacou que o evento une quatro pilares fundamentais: gastronomia, cultura, conhecimento e comercialização. “Aqui é possível adquirir conhecimento, trocar experiências, realizar negócios e apreciar a gastronomia típica da nossa região. É uma grande oportunidade para que toda a população do Vale do Rio Cuiabá venha prestigiar”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira, explicou que o festival faz parte de um projeto maior de ocupação e valorização do Parque da Acrimat, que pertence à Prefeitura e é administrado pelo Sindicato.
“Nosso objetivo é criar um calendário permanente de eventos para que o parque seja utilizado semanalmente. É uma área pública que precisa ser aproveitada pela população, e estamos trabalhando junto com a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura para oferecer mais opções de lazer e desenvolvimento para a Baixada Cuiabana”, concluiu. (Eliana Bess/Secom-Cbá)



