Pular para o conteúdo

O Esportivo

O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

VARANDA LITERÁRIA – Escola municipal realiza a 17ª edição de projeto literário para trabalhar diversificados gêneros textuais

De acordo com a diretora da escola, professora Edezia Amorim, neste ano o projeto foi trabalhado o tema: Preto é cor, negro é raça, com ações de conscientização sobre o racismo, o combate ao preconceito e a discriminação racial

 

Foto: Secom/VG

Varanda - O Esportivo

“Formamos as turmas de alunos, cada professor orientador da turma escolheu um tema para ser trabalhado em sala de aula” explicou a diretora

 

A Escola municipal de Educação Básica – EMEB Nair de Oliveira Correa, do bairro Mapim, em Várzea Grande, realizou nesta semana, a décima sétima edição do Projeto Varanda Literária, com várias ações que envolveram alunos, professores, técnicos e gestores da unidade escolar.

De acordo com a diretora da escola, professora Edezia Amorim, neste ano o projeto foi trabalhado o tema: Preto é cor, negro é raça, com ações de conscientização sobre o racismo, o combate ao preconceito e a discriminação racial. “Formamos as turmas de alunos, cada professor orientador da turma escolheu um tema para ser trabalhado em sala de aula” explicou.

Foram trabalhados temas como: A lenda do Baobá, os povos originários, os costumes e tradições indígenas, os quilombos e as personalidades notáveis do estado de Mato Grosso, em diversas modalidades como desenho, para os alunos dos anos iniciais, gêneros textuais presentes na língua portuguesa em forma de receitas, recados, pequenos avisos, narrativas, poemas, prosa, poesias e conteúdo de jornais/revistas para os anos finais.

A diretora revelou também que este ano, foi realizada uma homenagem especial à professora e escritora, Rosana Fátima de Arruda, que atuou durante 14 anos na escola e foi a precursora do Programa Xô Preconceito, iniciado no período em que lecionava na unidade.

Além de ferramenta pedagógica importante, o Projeto Varanda Literária tem como foco a participação da comunidade escolar. “Todos os anos temos a participação significativa dos pais e responsáveis que colaboram efetivamente na produção dos materiais juntamente com os alunos em casa” revelou a diretora.

A diretora conta que as peças da exposição sobre os Quilombos foram produzidas em sua totalidade por pais e alunos, que trabalham juntos o tema, pesquisando e realizando a produção das peças de maneira artesanal, inclusive as comidas típicas que foram degustadas na culminância do projeto na escola.

“O projeto é trabalhado durante o ano todo e no final do ano letivo, encerramos a Varanda Literária com uma grande exposição e a participação de toda a comunidade escolar” concluiu. (Fred Nogueira/Secom-VG)