Pular para o conteúdo

O Esportivo

O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

VÁRZEA GRANDE – Prefeitura destrava obra e Centro de Reabilitação volta a ser construído

Projeto é mais um recuperado e reiniciado pela atual gestão. O Centro é demanda antiga da população e que agora vira realidade. Será um espaço de atendimento digno e especializado para quem mais precisa

 

Foto: SMS/VG

CER III - O Esportivo

A construção da unidade, que será referência no atendimento às pessoas com deficiência física e intelectual

 

A Prefeitura de Várzea Grande deu mais um passo importante para fortalecer a rede pública de saúde do Município ao autorizar oficialmente a retomada das obras do Centro Especializado em Reabilitação (CER II). A Ordem de Início de Serviço nº 01/2026 foi assinada, garantindo o reinício da construção da unidade, que será referência no atendimento às pessoas com deficiência física e intelectual.

A obra será executada pela empresa Aroeira Construções Ltda., conforme contrato firmado após Concorrência Pública Eletrônica nº 05/2025, e está localizada na Rua Presidente Prudente de Morais, no bairro Jardim Aeroporto, próximo à UPA Ipase.

O projeto do CER II contempla uma área total de 3.500,70 metros quadrados, sendo 1.408,05 m² de área construída. O investimento é de R$ 4,8 milhões, com recursos do governo federal, e o prazo estimado para conclusão é de 10 meses.

A prefeita Flávia Moretti (PL) destacou que a retomada da obra representa o compromisso da atual gestão com a população e com a correta aplicação dos recursos públicos.

“Estamos destravando obras que ficaram paralisadas e garantindo que cada centavo investido seja revertido em benefício da nossa população. O CER II é um sonho antigo de Várzea Grande e agora estamos dando um passo definitivo para que ele se torne realidade, oferecendo um atendimento digno e especializado para quem mais precisa”, afirmou a prefeita.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, ressaltou que o Centro vai ampliar de forma significativa a capacidade de atendimento do Município na área de reabilitação.

“O CER II vai transformar o cuidado às pessoas com deficiência em Várzea Grande. Teremos uma estrutura moderna, humanizada e equipada para atender crianças, jovens e adultos com diferentes necessidades, reduzindo filas, deslocamentos para outros municípios e garantindo mais qualidade de vida para os pacientes e suas famílias”, destacou.

A nova unidade contará com recepção, banheiros adaptados, salas administrativas, áreas de convivência, playground, pátio coberto, salas de terapia individual e em grupo, ginásio, boxes de terapia, consultórios de ortopedia e neurologia, enfermagem, fraldário, salas de estimulação e outros ambientes pensados para oferecer atendimento completo e integrado.

ABANDONADA – A obra havia sido iniciada em junho de 2024 – durante a gestão anterior – e previsão de término em abril de 2025, o que não ocorreu. Ela havia avançado apenas cerca de 2% e acabou sendo paralisada por descumprimento contratual, o que levou a Prefeitura a realizar a rescisão unilateral. Agora, com nova empresa contratada e todos os trâmites legais concluídos, o projeto volta a sair do papel.

A retomada do CER II reforça o movimento de destravamento de obras importantes no Município, promovido pela atual gestão, e representa mais um avanço concreto para a saúde pública de Várzea Grande. A cerimônia de reinício dos trabalhos será realizada, em breve, no próprio local da obra, com a presença de autoridades municipais e estaduais.

UM NOVO LOCAL – enquanto a obra não é concluía – para os atendimentos do CER II – que hoje funciona anexo ao Postão – será transferido temporariamente para o antigo prédio da Escola Estadual Antônio Geraldo Gattiboni, localizada na Rua Napoleão José da Costa, no bairro Ponte Nova. A estrutura foi cedida pelo governo do Estado, e já se encontra em fase final de adequações estruturais para atender às normas de acessibilidade previstas na NBR 9050. O Postão não atende às necessidades de acessibilidade dos pacientes do CER II, fato que vinha sendo ignorado por gestões passadas.

A previsão é que esse espaço seja entregue na segunda semana de fevereiro, assegurando mais conforto, segurança e acessibilidade aos usuários, especialmente idosos e pessoas com mobilidade reduzida. (Flávia Porfirio/SMS-VG)