Em um jogo bastante movimentado e com lances de encher os olhos a equipe da Pax Nacional venceu o Corinthians por 2 a 1
A tarde do último sábado (29) no miniestádio do Residencial Coxipó, Pax Nacional e Corinthians se enfrentaram na final da Copa 50Tão de Futebol 2021, promovido pela Federação Mato-grossense de Futebol Sete Society através do presidente Jailson Aleixo.
Com arbitragem de Cláudio Sampaio e Jamil Rodrigues, os finalistas em campo promoveram uma disputa acirrada em busca do título. Com cobertura ao vivo do narrador Dito Botafogo, reportagem de Oliveira Brecha e comentários do veterano Lucas Neto, os times fizeram por merecer em campo.
A Pax Nacional, dona do melhor ataque na competição e dono da defesa menos vazada, em 17 jogos sofreu apenas oito gols e balançou as redes por 32 vezes. Saiu na frente do marcador com gol do gomeiro menos vazado da competição, o Ademir, que em cobrança de falta abriu o placar a favor da Pax Nacional.
O goleiro do Corinthians, o conhecidíssimo Raul, pai do goleiro Angu, nada pôde fazer para evitar o gol da equipe campeã.
Mas o Corinthians não se abalou com o gol ainda na etapa inicial e correu em busca do empate. E chegou com perfeição num belo contra-ataque fulminante onde os jogadores da frente invadiram a área adversárias e conseguiram furar o bloqueio da zaga da Pax Nacional e igualou o marcador, 1 a 1, com gol de Janderson. Final do primeiro tem tudo igual.
Na etapa final as equipes voltaram a campo com modificações e as oportunidades de fugir da igualdade no placar foram de ambas as partes, mas o da Pax Nacional foi melhor e desempatou com belo0 gol de Odair.
A competição reuniu 10 equipes e era para se encerrar em junho do ano passado, mas devido a pandemia da Covid-19 a competição foi paralisada. O torneio recebeu apoio da Tubarão Sports “Ame sua Camisa”, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e distribuiu quatro mil reais em espécie aos finalistas, mais troféus e medalhas.
O presidente Jailson Aleixo apresentou um balanço da competição. Em 52 jogos foram marcados 218 gols, média de 4,3 por jogo. A Pax Nacional terminou como campeã e dona do ataque mais positivo com 32 gols em 17 jogos, média de 3 por partida e teve também a defesa menos vazada, com o goleiro Ademir sofrendo apenas oito gols.
O artilheiro da competição foi o atacante Adilson, do América, que marcou 16 gols em 15 jogos. A defesa mais vazada foi da equipe do 5 Estrelas, que em 15 jogos sofreu 65 gols. Foram aplicados 108 cartões amarelos e apenas 12 vermelhos.