Pular para o conteúdo

O Esportivo

O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

ALTA FLORESTA – Artesão leva entretenimento e lazer aos atletas/estudantes dos Jogos Escolares

  • por

Ernestino Silva ‘Neto’ comercializa seus artesanatos há mais de 30 anos nas edições dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses

 

Ernestino a - O EsportivoO ambulante Ernestino Silva “Neto”, de 62 anos, viúvo, pai de sete filhos, sendo os dois últimos da falecida Regiane Feitosa Silva, morta em acidente de moto no dia 6 de dezembro de 2020 em Tangará da Serra, onde mantém sua residência, e onde cria seus dois filhos, a judoca Maria Feitosa Silva 12 anos e Enzo José de seis anos, comercializa seus artesanatos há mais de 30 anos nas as edições dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses desde 1983.
“O Governo do Estado acertou em cheio ao retomar os jogos escolares depois da pandemia. É um evento esportivo muito importante para os estudantes, professores e pais ou mesmo responsáveis, pois envolve o público adolescente em uma nova aventura muito enriquecedora em seus currículos. Não só o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com as Prefeituras e Secretaria de Educação envolvidos nesses eventos”, prega.
Ernestino b - O EsportivoNos seus mais de 30 anos comercializando seus produtos nunca presenciou nenhum tipo de acidente/incidente entre os participantes. Ele lembra de quando começou em 1983 quando veio de São Paulo para Mato Grosso. Possuia uma telinha com suas pulseiras artesanais e quando passava em frente do Colégio Liceu Cuiabana, viu a movimentação e indagou o que acontecia. Está tendo jogos estudantis aqui. “É aqui que vou armar minha telinha”.
Uma das professoras gostou de meus produtos e o convidou a colocar a telinha dentro da escola. “Foi a primeira vez e nunca mais desisti”, conta. Formado em Técnico em Contabilidade pela Escola Dom Bosco em Mato Grosso do Sul, Caminhoneiro, Mestre de Obras e vendedor das Casas Buri, se sentia um prisioneiro ter que cumprir ordens de terceiros. “Sou disciplinado, ético, respeitador e trabalhador, mas me sinto preso tendo que obedecer ordens dos outros. Quero ser dono de mim mesmo”, frisou.
Ernestino c - O EsportivoSegundo filho de uma família de oito irmãos, ajudou o mais velho, o Renato, a roubar a namorada lá na Bolívia, a Marta. “Hoje eles são casados, possuem três filhos e residem em São Paulo”, conta. Sua carreira de artesanato teve início em 1977 em São Paulo, quando fez amizade com uns ‘hipes’ em uma das praças da cidade. “Gostei do que vi e senti a oportunidade de mudar minha vida. Era vendedor nas Casas Buri desde 1973. Em 77 aprendi e em 1978 resolvi pedir as contar e ser dono de mim mesmo. Era plaiboy de longos cabelos, um hiper”.
Antes seu nome completo era Hernestino (com agá no começo), Pereira Carvalho Neto. Ele extraviou seus documentos e teve que refazer novamente e estava sem a presença do pai. Precisava de documentos para trabalhar e foi em busca de fazer os documentos. No dia de dizer o nome falou que se chamava Ernestino Silva, até o sobrenome de Neto, em homenagem ao seu avô esqueceu. “Quem pergunta meu nome informo só Neto, mas nem no documento aparece. No meu RG só aparece Ernestino Silva, sem agá”, pontua.
Ernestino d - O EsportivoNeto faz questão de relatar os mais de 30 anos acompanhando os jogos e comercializando seus produtos. Ele comercializa uma ‘renca’ de objetos que desperta a curiosidade dos adolescentes e também é um exímio tatuador. Na manhã desde domingo (15) quando convercei com ele por mais de duas horas, ele tatuou 13 alunos. Muito comunicativo e brincalhão, ele inspira confiança de todos que o cercam.
“Sou grato aos professores, alunos e principalmente ao pessoal da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Digo que todos, sem exceção me ajudaram nesses longos anos nessa minha atividade, que criei meus filhos. Só para lembrar, do pessoal da Secel, Valtemir Chocalate, Nardelli, Luiz Tamba, Vailto, Edimar, Toninho Duarte, Claudemir, Fotógrafo Tuiuiú, Edson Manfrin, Ademir Moreira, Baiano Filho, Sabino Albertão entre outros. Tenho certezza que tem muito mais, mas no momento não recordo, sou muito grato a eles”.
Ernestino Silva “Neto” confirmou que estará presente nas demais etapas dos Jogos Escolares e Jogos Escolares Estudantis de Seleções Mato-grossenses que estão programadas para este ano. A proxima já começa no dia 20 na cidade de Juara. e segue até o dia 25 de maio.