Luverdense e Criciúma se deram bem na noite de terça-feira em confrontos que abriram a 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Verdão do Norte venceu por 1 a 0 o Juventude do Rio Grande do Sul no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, enquanto o clube catarinense, mesmo jogando fora, ganhou de 2 a 1 do Santa Cruz (PE) e saltou do 12º lugar para o sexto, com 29 pontos. Já o representante de Mato Grosso permanece na zona de rebaixamento, trocou o 18º lugar para o 17º, com 23. E pode voltar ao 18º colocado, dependendo de como for completada a 20ª rodada.
O atual campeão da Copa Verde deste ano volta a campo somente no dia 19, sábado, onde se confrontará com o ABC no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). No embate de terça-feira diante do Juventude, o Luverdense aproveitou o mando de campo e começou a partida mostrando ofensividade. Aos dois minutos, Rafael Ratão entrou em velocidade pelo meio, tentou tabela, mas foi puxado pelo zagueiro Juninho. O árbitro baiano Jailson Macedo Freitas marcou falta. O meia Marcos Aurélio cobrou com categoria e abriu o placar, 1 a 0.
O Juventude não se intimidou, Vidal de Fahel recebeu um lançamento e disparou pela direita deixando Caprini na cara do gol. Mas o chute é desviado na defesa. Aos 21, Diogo Silva deu um susto na torcida do Luverdense. Em uma cobrança de escanteio ele deixou a bola escapar, mas se recuperou e conseguiu fazer a defesa. A resposta do alviverde veio com Sérgio Mota, ele bateu falta da direita, Paulinho dominou na área e chutou para o gol, Oliveira fez a defesa.
No segundo tempo, o primeiro lance de perigo foi aos 9min. Marcos Aurélio do Luverdense cruzou por baixo, mas Paulinho estava atento conseguiu desviar. Aos 11, mais pressão do Luverdense. Paulinho fez a ligação direta do campo de defesa, Wanderson do Juventude falhou feio e Rafael Silva aproveitou para chutar para gol, mas o goleiro atento fez a defesa.
O Luverdense criou várias outras oportunidades, mas encontrava dificuldade nas finalizações. Com medo de sofrer o empate o time adotou uma postura defensiva. Aos 29, o Juventude teve chance de empatar com Caion, que pegou a sobra na entrada da área, mas se atrapalhou todo. Na sequência o time gaúcho teve mais uma chance. Felipe Lima recebeu na direita e cruzou para Caion. O atacante dominou e bateu firme, mas a bola subiu muito. O jogo foi até os 48, Juventude ainda teve mais três chances e desperdiçou. A partida terminou com a vitória do Luverdense por 1 a 0.