Interessados a partir dos 14 anos masculino e feminino podem se inscrever em um dos polos da Associação Atlética Cultural Nacional (AACN) para um dos cursos profissionalizantes gratuitos
Foto: Admar Portugal
A presidente da Associação Atlética Cultural Nacional (AACN) Any Vlasviani Arald, a ANY, destaca que é uma oportunidade única em fazer um dos cursos profissionalizantes totalmente sem nenhum custo aos alunos, em um período de no máximo 90 dias. Os interessados de ambos os sexos a partir dos 14 anos podem se inscrever.
Os cursos oferecidos são o de costura na prática e também na confecção de tapetes frufru oferecidos nos cinco polos da AACN que ficam localizados nos bairros Santa Izabel, Bela Vista, Parque Geórgia, Cohab Nova, todos em Cuiabá e na comunidade Formigueiro, em Várzea Grande.
A presidente Any diz ainda que existe o curso Aprender Fazendo no polo do bairro Ouro Fino, na região do Grande Morada da Serra. “É um novo curso criado pela associação que oferece o curso de costura em geral já confeccionando as peças do vestuário tanto masculino como no feminino”, destaca a dirigente.
Ainda de acordo com Any os alunos que interessar pode escolher um dos polos mais próximo de sua residência e se inscrever totalmente gratuito e pode participar em período integral ou meio período – manhã ou tarde -. “O aluno que vai determinar qual horário ele pode participar das aulas de segunda a sexta-feira”, ressalta.
Os interessados em querer mais informações podem ligar no telefone (65) 99967-3930. É WhatsApp também. “Basta ligar para saber o endereço completo da associação mais próximo de sua residência e combinar o horário que queira participar das aulas. Não tem nenhum custo e no final todos os formandos recebem certificado de conclusão de curso atestando que é um novo profissional no mercado de trabalho” argumenta Any.
Com seis polos espalhados por Cuiabá e Várzea Grande, o curso de Costura na Prática, Produção de Tapetes Frufru e na confecção de bolsas ainda mantém vagas disponíveis nos polos de Cuiabá, no Bela Vista, Cohab Nova, Parque Geórgia, Ouro Fino e no bairro Santa Izabel e um na comunidade Formigueiro, em Várzea Grande está em andamento o curso para a quarta turma.
A AACN foi fundada em 1997 com objetivos de desenvolver políticas públicas a comunidade carente e hoje oferece cursos em benefício da população vulnerável, principalmente as mais necessitadas oportunizando uma capacitação profissionalizante sem nenhum custo, ou seja, transformando a vida das pessoas. Em cada polo existe dois professores altamente qualificados e com uma qualidade ímpar na arte dos ensinamentos aos alunos.
A Associação Atlética Cultural e Nacional mantém sede própria no Jardim Santa Izabel, na Avenida Wilson Alves Diniz, 112 – bairro Santa Izabel em Cuiabá (MT). Mantém parceria com a empresa Tubarão Sports e outras do setor de confecção e vestuário como a Stillus Uniformes, Margonato Confecções que oferecem resíduos têxteis a entidade, dando um destino sustentável a sobra e perda da matéria prima utilizada na confecção de roupas, colaborando com o meio ambiente.
Todos os materiais descartáveis da fábrica de uniformes com LD (Leves Defeitos), sobras de tintas, retalhos e sobra de tecidos são totalmente reaproveitados pela Associação.
A AACN possui parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e também da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) através de emendas parlamentar da deputada Janaína Riva, do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação – Allan Kardec e do Presidente da ALMT, deputado Estadual Jose Eduardo Botelho.