De autoria dos deputados Beto Dois a Um (PSB) e Eduardo Botelho (União), a partir de agora o peão de rodeio será atendido pelo Projeto Olimpus/MT, programa de incentivo ao esporte criado pelo Governo de MT
Foto: Assessoria
“A montaria é um esporte muito tradicional em Mato Grosso, principalmente no interior do estado. Como qualquer outra modalidade esportiva, é competitiva, requer preparo físico, muito treino e, claro, incentivo. Estamos fazendo justiça ao incluir o peão de rodeio no Projeto Olimpus/MT, um dos mais poderosos programas de incentivo ao esporte do Brasil e que surgiu em Mato Grosso”, destaca o deputado Beto Dois a Um, idealizador do Projeto Olimpus/MT quando estava como secretario da Secel-MT.
Incluir peão de rodeio no programa que atende atletas de Mato Grosso foi uma reinvindicação da categoria. A Lei nº 12.424/2024, sancionada em Mato Grosso, equipara o peão de rodeio a atleta e, com isso, o atleta será incluído no Projeto Olimpus/MT a partir deste ano.
O benefício somente será concedido ao peão de rodeio que residir no Estado de Mato Grosso, há no mínimo um ano, e que estiver vinculado a alguma entidade estadual de administração da modalidade esportiva.
O Projeto Olimpus oferece bolsas-auxílio em diversas categorias e modalidades que incluem atletas infantis, de base, profissionais e a atletas internacionais, além de bolsa-técnico e premiações por desempenho.
Peão de rodeio é o atleta que participa de provas de destreza no dorso de animais equinos ou bovinos, em torneios patrocinados por entidades públicas ou privadas.