Jefferson Carvalho Neves disse que mantém conversas abertas com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues
Foto: Dinalti de Oliveira Miranda “Tuiuiú”
A Arena Pantanal é uma forte candidata para receber algum jogo da Seleção Brasileira em 2023. O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jefferson Carvalho Neves, afirmou que colocou o estádio à disposição e que mantém conversas com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.
“Em 2023 temos a principal competição nacional do atletismo, que vai acontecer no COT da UFMT. Temos os 19 jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. E temos a expectativa de trazer um grande jogo para cá, estamos em negociações com a CBF”, disse o secretário.
As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada em três países: México, Canadá e Estados Unidos, estão marcadas para o início de março deste ano. O formato das Eliminatórias Sul-Americanas continuará da mesma maneira, com dez seleções se enfrentando, todos contra todos, em 18 partidas, ao todo, para cada seleção.
A capital mato-grossense nunca recebeu um jogo oficial da Seleção Brasileira. O Brasil disputou apenas cinco amistosos no antigo estádio Governador José Fragelli, o Verdão.
A primeira vez aconteceu em dezembro de 1980, quando a seleção comandada pelo técnico Telê Santana venceu a Suíça por 2 a 0. Os gols foram de Sócrates e Zé Sérgio.
Nove anos depois, a Canarinho retornou a Cuiabá para o amistoso com o Equador. A equipe treinada por Sebastião Lazzaroni venceu os equatorianos por 1 a 0.
Em 1992, a seleção treinada por Carlos Alberto Parreira enfrentou a Finlândia e venceu por 3 a 0. Bebeto duas vezes e Paulo Sérgio garantiram o triunfo brasileiro.
Em 1999, o Brasil voltou à capital mato-grossense, mas com a Seleção Olímpica. Comandada por Vanderlei Luxemburgo, a seleção venceu os bolivianos por 3 a 0. Os gols foram marcados por Fábio Júnior (duas vezes) e Baiano.
A última aparição da Seleção Brasileira em solo mato-grossense aconteceu em março de 2002. O Brasil à época comandado por Felipão derrotou a Islândia por 6 a 1. Os gols foram de Ânderson Polga (2), Kléberson, Kaká, Gilberto Silva e Edílson. Steinsson descontou para os islandeses.
A Arena Pantanal figura atualmente entre os principais estádios do Brasil. Sediou a Copa América em 2021, da Supercopa do Brasil 2022 e recebeu 38 jogos da Série A entre 2021 e 2022, além de ter sido um dos palcos de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014.