Nova onda de calor prevista para esta semana reacende debate sobre os cuidados com a pele
Dezembro nos lembra que 2023 está acabando e reserva uma nova onda de calor nos próximos dias. É também o mês das férias escolares, das confraternizações e marca o início da estação mais quente do ano. Na Unimed Cuiabá, o foco se volta à prevenção ao câncer de pele, causado principalmente pela exposição excessiva ao sol e que responde por 33% de todos os diagnósticos de câncer. Porém, quando identificado em fase inicial, as chances de cura passam de 90%.
“Aqui temos sol o ano todo, por isso é preciso estar atento ao surgimento e evolução de pintas manchas e verrugas. Neste caso, o autoexame ajuda a perceber relevos na pele ou aquele machucadinho que não cicatriza”, alerta a médica dermatologista da Unimed Cuiabá Amábile Fabrícia Souza, reforçando a importância dos exames dermatológicos preventivos, especialmente para quem possui histórico de casos na família – considerado outro fator de risco.
Os tumores na pele são causados pelo crescimento anormal e descontrolado das células, geralmente em áreas mais expostas ao sol, como rosto, orelhas, pescoço e couro cabeludo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tumor maligno mais incidente é o de pele não melanoma (31,3%), seguido pelo de mama (10,5%) e de próstata (10,2%). São manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram e/ou feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.
Já o câncer melanoma configura um tumor mais agressivo, com maior risco de atingir outros órgãos, mesmo quando a lesão é pequena. Por isso é tão importante se proteger dos raios solares, com chapéus de abas largas, óculos escuros com lentes protetoras, guarda-sol e roupas cobrindo braços e pernas. É importante ingerir líquidos para hidratar de dentro para fora, e buscar sombras nos horários de maior radiação solar, das 10h às 16h, além de protetor solar.
No que tange a prevenção, a maior operadora de saúde suplementar de MT dispõe de médicos especialistas e ampla rede credenciada, em 18 municípios do estado, incluindo a capital. “O jeito de cuidar Unimed começa sempre na prevenção. E para nós que vivemos em uma região com alta incidência solar, esses cuidados se tornam ainda mais relevantes. Por isso, vale redobrar os cuidados nos próximos dias”, reforça o presidente da Unimed Cuiabá, Carlos Bouret.
Dezembro Laranja – Com essas medidas é possível prevenir essa doença que acomete mais de 170 mil pessoas por ano no Brasil. Para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) iniciou um movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”, que neste ano completa uma década e que faz parte da aquarela da Unimed Cuiabá que todo mês associa um tema/enfermidade a uma cor, estimulando a consciência e prevenção junto aos mais de 200 mil beneficiários da cooperativa médica em MT. (Jaqueline Nunes de Siqueira/Assessoria)