O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

ENTRADA FRANCA – Casa Barão abre as portas para o público infantojuvenil nesta quinta (19)

Nesta quinta-feira (19) tem Sarau Literomusical 100+1, projeto realizado pela Academia Mato-grossense de Letras, evento híbrido que conta com a parceria da Secel-MT

 

Fotos: Divulgação

Era uma vez a - O EsportivoAproveitando as férias escolares, a Academia Mato-grossense de Letras (AML) – uma instituição secular de Mato Grosso, localizada no prédio histórico cuiabano conhecido como Casa Barão -, inaugura o seu projeto Sarau Literomusical 100+1, em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A programação 2023 inicia nesta quinta-feira (19), a partir das 15h, com o evento infantil “Era uma vez”.

Serão oito eventos até o mês de agosto, e a abertura é destinada especialmente ao público infantojuvenil (7 a 12 anos) – faixa etária que, em janeiro, não precisa necessariamente ficar em casa.

Com a participação de artistas especialmente convidados, e escritores que têm assento na Academia, o “Era uma vez” apresenta programação dinâmica que combina literatura, artes cênicas e música.

Era uma vez b - O EsportivoAs inscrições estão abertas e são gratuitas. Devem ser realizadas via whatsapp, pelos celulares 98412 9090 (Zilda Carracedo) e 99227 6215 (Ronaldo Silva).

Quem não puder assistir ao vivo, tem o recurso para ver em tempo real ou no pós evento: basta acessar o canal da AML no YouTube.

“Estamos começando 2023 com a realização desse projeto que abre as portas da Academia ao público, com muita alegria. Agradecemos a parceria da Secel-MT, que possibilitou a realização do Sarau Literomusical 100+1, continuidade de um projeto iniciado no centenário da instituição, incentivando a visibilidade dos saberes e fazeres culturais”, ressalta Sueli Batista, presidente da AML.

O Termo de Fomento voltado a mútua colaboração foi uma das parcerias firmadas na gestão de Sueli, dando sequência ao estimulo às práticas culturais literárias e intercâmbio de experiências entre os “imortais”, artistas e a comunidade.

Para esta primeira edição do sarau, Maurício Ricardo, ator e contador de histórias é o principal artista convidado. Pela AML participam os escritores Aclyse de Mattos, Maria Cristina de Aguiar Campos e Marta Cocco. Terá ainda singular participação do grupo musical infantil Pequena Luz.

O espetáculo – Mauricio Ricardo é ator, produtor e contador de histórias em Mato Grosso, onde nasceu, no município de Santo Afonso.

FEra uma vez c - O Esportivooi fundador da Cia Porrada de Teatro e cofundador da Casa da Cena, espaço para vivências e pesquisas artísticas. Possui graduação em Letras com habilitação em língua francesa e suas respectivas literaturas pela UFMT.

Desde o ano de 2003, vem atuando profissionalmente no Estado, ofertando oficinas e cursos nas áreas de contação de histórias e teatro infantil e adulto.

Mauricio vai levar à cena dois espetáculos literários no evento. O primeiro é “Lendas Negras da Baixada Cuiabana”, a partir de textos escritos pelo professor de Língua Portuguesa Hélio Taques e por Maurício.

A proposta da encenação é perpetuar e proteger a memória de personagens mato-grossenses como Jejé de Oyá, Mãe Bonifácia e Maria Taquara.

O segundo espetáculo propõe um mergulho na poética de Manoel de Barros a partir da oralidade. “As Tessituras de Manoel de Barros” é uma performance de contação de histórias baseada na obra homônima do escritor.

Pequena Luz – O grupo musical infantil Pequena Luz atua desde 2016, apresentando um trabalho voltado a música e dança. Fará duas apresentações especiais no evento, sob a direção de Késsia Regina de Oliveira, idealizadora do grupo.

É a terceira vez que se apresenta na Casa Barão. A primeira foi em dezembro de 2021, quando a Academia Mato-Grossense de Letras, realizou a cantata de Natal, nas janelas da sede.

As meninas do Pequena Luz emocionaram o público com uma bela performance artística. E vai repetir a dose na próxima quinta-feira (19).

Escritores da AML – Vão representar a Academia Mato-Grossense de Letras neste “Era uma vez” duas autoras e um autor, todos com expressivas trajetórias literárias. O trio tem experiência com literatura infantojuvenil e cada um selecionou trechos de suas respectivas obras para entreter o público, com ênfases cênicas e musicais.

Aclyse de Mattos nasceu em Cuiabá. É professor da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. Mestre pela USP e doutor pela UFMG. Escritor e poeta com assento na Academia Mato-grosssense de Letras, Cadeira 3.

Com 11 livros publicados, ele vai se valer de duas obras de sua autoria no evento: “Sabiapoca” e “Motosblim – a incrível enfermaria de bicicletas”, ambos com pegada infantojuvenil.

Maria Cristina de Aguiar Campos nasceu em Presidente Prudente (SP), mas tornou-se cuiabana já no seu primeiro ano de vida. Doutora em Educação (USP, 2007); mestra em Educação (UFMT, 1999); especialista em Língua Portuguesa (UFMT, 1989), Semiótica (UFMT, 1995) e Semiótica da Cultura (UFMT, 1996).

Professora aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pelo IFMT – Campus Cuiabá. Ocupa a Cadeira 16 na Academia Mato-grossense de Letras. É organizadora do site Biblioteca Digital do Intensivismo (www.intensivismo.com.br).

É autora de seis livros e sua performance vai abranger trechos de duas obras: “Conferência no Cerrado” e “Papo cabeça de criança travessa”.

Marta Cocco nasceu em Pinhal Grande (RS), veio para Mato Grosso em 1992 e atualmente reside em Tangará da Serra. É professora de Literaturas da Língua Portuguesa da UNEMAT, tem mestrado em Estudos Literários (UFMT) e doutorado em Letras e Linguística (UFG). Integra a Academia Mato-Grossense de Letras – Cadeira 18.

É autora de 16 livros, sendo 7 de literatura infantil. Para esta apresentação vai abordar alguns de seus escritos, do livro “As coisas cansadas das mesmas coisas”. (Protásio de Morais/Secel-MT)