A pediatra dra. Patrícia Terrivel orienta como passar por esse período com segurança e diversão
Divulgação
Chega o mês de dezembro e junto com ele vem as preocupações das famílias, férias escolares e verão, qual a melhor programação? Apesar da turbulência que o último mês do ano traz, é preciso se organizar e manter a calma, é o que orienta a pediatra Patrícia Terrivel.
“Os últimos anos foram de muitas mudanças e conseguimos nos adaptar, agora finalizamos mais um ano, dessa vez com boa parte da população infantil com a vacinação contra Covid. Apesar dessa segurança, é preciso seguir alguns protocolos para que a diversão com os pequenos seja prazerosa”, comenta.
A médica ressalta que além da higienização das mãos, que precisa se tornar um hábito, é necessário cuidados como excesso de sol, alimentação e hidratação são essenciais nesse período.
Para alertar os pais, e ajudar nesse momento a dra. Patrícia listou alguns cuidados.
– Covid-19: Apesar da aceleração da vacinação o vírus continua, então a higienização frequente, manter o distanciamento e o álcool em gel como fiel companheiro, além de sempre conversar com os pequenos a importância desses cuidados.
– Hidratação: O calor provoca a desidratação se não houver o consumo de líquidos, especialmente a água. Não deixe de sempre levar uma garrafinha de água em todos os passeios nesses dias mais quentes. A água possui um papel fundamental no organismo da criança, melhorando diversas funções em seu corpo e equilibrando a temperatura.
– Exposição ao sol: Está calor, está sol, mas, é preciso atenção. A exposição ao sol deve ser antes das 10h da manhã e depois somente a partir das 16h. O uso de protetor solar é essencial para proteger a partir dos seis meses.
O uso de roupas com proteção UV e mesmo assim utilizar o protetor por baixo da roupa. Para os menores de seis meses que não podem usar protetor solar, a recomendação é ir bem cedo ou bem no final da tarde para a praia ou piscina. Outro item indispensável é o repelente para os maiores de seis meses, no verão a presença de pernilongos aumentam.
– Alimentação: Em dias quentes a alimentação precisa ser mais leve, dê preferência para legumes, saladas e frutas. Alimentos gordurosos e industrializados podem riscar do cardápio de verão. Uma alimentação saudável, rica em nutrientes além de ajudar na digestão, colabora na proteção de infecções.
“Seguindo esses cuidados básicos já é possível programar as férias em família, pensando na diversão e momento com os pequenos”, finaliza.
Sobre a Dra. Patrícia Terrível
A Dra. Patrícia Terrível, conhecida como Patty Terrível, é uma pediatra pró amamentação, neonatologista, formada pela universidade de Santo Amaro, pós-graduada pela IBCMED em UTI Neonatal e UTI Pediátrica.
Residência médica no Hospital Municipal Carmino Caricchio e estágio em Cardiopediatria no Hospital Gregório Marañon, coordenadora de pediatria do hospital igesp, coordenadora da neonatologia do hospital do Grajaú.
Patrícia possui cursos complementares em manejo clínico de aleitamento materno, monitoria de reanimação neonatal, resgate e transporte aeromédico, monitoria no método Canguru e é idealizadora do projeto Corrente de Amor pelo SUS.