Pular para o conteúdo

O Esportivo

O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

FOMENTO AO ESPORTE – “Programas do Governo atendem 100% dos atletas olímpicos de MT”, afirma secretário

  • por

Jefferson Carvalho Neves destacou os principais avanços da Pasta em entrevista ao programa “Roda de Conversa”

 

Divulgação

Jefferson - O EsportivoO Governo de Mato Grosso tem investido, por meio de diversos programas da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em práticas esportivas e incentivo aos atletas que apresentam bom desempenho em suas categorias. Exemplo disso é que, hoje, 100% dos atletas olímpicos do Estado são atendidos pelo Governo.  A observação é do secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves, em entrevista ao programa “Roda de Entrevista”, da TV Mais, afiliada da TV Cultura.

“O Bolsa Atleta, que faz parte do projeto Olimpus/MT, tem orçamento suficiente para atender até 615 atletas, mas hoje atendemos 300 atletas olímpicos e cerca de 70 não olímpicos. Conforme nossos atletas forem tendo resultados em nível local, nacional e internacional, nós já temos recursos disponíveis para ampliar esse projeto. Hoje nenhum atleta olímpico que apresente resultados deixa de ser atendido. Inclusive, atendemos 100% dos atletas de esportes olímpicos”, pontuou.

Jefferson destacou que essa foi uma política pública adotada na gestão do governador Mauro Mendes, e afirmou ter visto pessoalmente o impacto da falta de incentivo anteriormente.

Isso porque, antes de compor a gestão do atual governo, Jefferson era professor e treinador de Natação, e a realidade que observava era de que o atleta chegava ao seu auge, gerava excelentes resultados, mas, posteriormente, o Estado perdia este atleta para grandes clubes da Região Sudeste do país.

“Em um passado recente, por volta de 2017, vi muito isso acontecer. O atleta descia do pódio com a medalha e já tinha o treinador do Flamengo, do Pinheiros, do Minas, fazendo convite para ele ir embora. E se ele não tinha apoio aqui em Mato Grosso, o atleta ia embora mesmo”, relembrou.

No entanto, a criação de um ciclo que financia o atleta e o treinador, por meio do Olimpus; que financia os projetos sociais, por meio do Pontos de Esporte e que também financia contratos de passagens aéreas e terrestres para estimular que os atletas mato-grossenses participem das competições nacionais e internacionais, fez com que muitos destes talentos não precisassem sair do próprio estado para viver o esporte.

O secretário ressaltou que, para acompanhar o avanço no fomento ao esporte, a Secretaria um importante passo com a implantação da Escola de Formação em Esporte e Lazer, que recebe o investimento de R$ 800 mil da Secel.

“Eu vi vidas serem transformadas pelo esporte. Quando assumimos este desafio frente à Secel, nós colocamos como meta fazer com que os recursos destinados ao esporte chegassem a seu destino final. Todas essas iniciativas são provas de que é isso que o Governo de Mato Grosso vem fazendo”, finalizou Jefferson. (Julia Oviedo/Secel-MT)