Promovida pela Secel-MT, competição estadual da categoria adulta reuniu 27 seleções masculinas e 17 femininas de 09 a 12 de dezembro
Fotos: Dinalti de Oliveira Miranda “Tuiuiú”
Os Jogos Abertos Mato-grossenses consagraram, no domingo (12), as melhores seleções municipais da categoria adulta em 2021. Durante quatro dias, 27 equipes masculinas e 17 femininas de todo o Estado competiram nas modalidades de basquete, handebol, futsal e vôlei.
No basquete masculino, a seleção de Araguainha foi a campeã após disputar a final contra Sorriso, vencendo por 46 a 43, com parciais de 23/24 e 20/11. O terceiro lugar ficou com a equipe de Sinop.
No basquete feminino, o título foi conquistado pela seleção de Sorriso. O segundo e o terceiro lugar no pódio ficaram com as equipes de Sinop e Primavera do Leste, respectivamente.
No futsal masculino, a seleção campeã foi a de Lucas do Rio Verde, seguida por Sorriso, em segundo, e Primavera do Leste, em terceiro.
Já no futsal feminino, foi Sorriso que garantiu o título, e Lucas do Rio Verde ficou com o vice-campeonato e Primavera do Leste repetiu a terceira colocação.
O município de Sorriso foi também campeão com a seleção masculina de handebol, em uma final disputada contra Sinop, com placar de 23 a 20, parciais de 12/9 e 11/11. A equipe de Primavera do Leste ficou com o terceiro lugar no pódio.
No handebol feminino, o título da competição ficou com a seleção de Sinop, que ganhou de 19 a 13 de Tangará da Serra, parciais de 9/6 e 10/7, Lucas do Rio Verde, na terceira colocação.
A seleção de Cuiabá foi a campeã no vôlei masculino, superando Sinop por 2 a 0, parciais de 21/25 e 21/25 e Primavera do Leste no pódio, com a terceira colocação.
Já o vôlei feminino assegurou o quarto título do campeonato para Sorriso. O segundo lugar no pódio ficou com a equipe de Sinop e, o terceiro, com Primavera do Leste.
O evento esportivo é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com o apoio do município-sede, que nessa edição foi Lucas do Rio Verde (a 330 km da capital).
As partidas foram disputadas em quatro locais diferentes, de acordo com a modalidade: futsal no ginásio Rio Verde; voleibol no ginásio Ernesto Zortéa; basquete no ginásio da Escola Estadual Ângelo Nadim; e o handebol no ginásio Didé Martins.
Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Jackson Timóteo Lopes, o evento em Lucas do Rio Verde foi uma experiência nova, onde reuniu representantes de várias cidades de Mato Grosso, onde promoveram uma disputa acirrada e de alto índice técnico.
“Houve algumas falhas técnicas de nossa parte, mas isso não ofuscou o brilho da competição. Quero endereçar meus agradecimentos ao prefeito Miguel Vaz Ramires, que ficou muito feliz pela realização do evento em nossa cidade, aos servidores municipais aqui de Lucas, e não poderia deixar de agradecer ao Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer nas pessoas do titular Alberto Machado (Beto Dois a Um), ao adjunto de Esportes e Lazer Jefferson Carvalho Neves e a equipe da Secel presente nos jogos”, destacou.
Ainda de acordo com Jackson Lopes, Lucas do Rio Verde está de portas abertas para futuras edições dos Jogos Escolares, Estudantis e de seleções como essa que teve. “Vamos melhorar a infraestrutura nas futuras edições dos torneios, pois a comunidade de Lucas bem como o prefeito, Câmara Municipal de Vereadores, todos abraçaram o evento e isso é muito importante para o fomento do desporto em nosso estado..