Pular para o conteúdo

O Esportivo

O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

NESTE SÁBADO (15) – 1º Festival Praça Ativa oferece programação cultural diversificada e gratuita à população de Alta Floresta

O festival reunirá mais de 30 artistas e coletivos, o evento contará com apresentações teatrais, declamações de poesias, manifestações de artes visuais, apresentações de capoeira, músicas, danças e rodas de conversa

 

Foto: Divulgação

Praca ativa Alta Floresta - O Esportivo

Evento contemplado em edital da Secel conta com expressões artísticas relacionadas ao mês da Consciência Negra

 

A população de Alta Floresta recebe, neste sábado (15), das 13h às 20h, o 1º Festival Praça Ativa, que traz uma programação cultural diversificada, com foco na promoção do diálogo sobre o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial. A iniciativa foi contemplada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) no edital Viver Cultura – Expressões Artísticas, edição Lei Paulo Gustavo.

Toda a programação é totalmente gratuita e ocorre na Praça Cívica de Alta Floresta. Reunindo mais de 30 artistas e coletivos, o evento contará com apresentações teatrais, declamações de poesias, manifestações de artes visuais, apresentações de capoeira, músicas, danças e rodas de conversa.

“Todas essas expressões têm foco na cultura hip-hop e nas narrativas dos povos negros, fortalecidas pelo mês da Consciência Negra, celebrado em todo o Brasil”, reforça a diretora executiva do Festival, Aline Veras.

Além da programação artística, haverá ainda uma ação social direcionada às mães assistidas na unidade da Central Única das Favelas (Cufa) de Alta Floresta. Durante o festival, as pessoas que comparecerem podem fazer a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será convertido em cestas básicas a serem doadas à Cufa.

O projeto Praça Ativa incluiu 10 oficinas de diferentes expressões artísticas, realizadas entre os meses de setembro e novembro, em parceria com escolas públicas, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centro Especializado em atendimento de pessoas com deficiências auditivas e visuais (Ceeda).

De acordo com Aline, foram atendidas seis instituições e cerca de 270 alunos com oficinas de arte como grafiti, danças urbanas e dança circular. “Essas expressões artísticas também compõem a programação do festival, fortalecendo a percepção e o conhecimento das crianças e profissionais da educação sobre a temática”, explica.

Aline acrescenta ainda que, por meio de parceria com a Secretaria de Cultura de Alta Floresta, o festival contará também com exposição de artesanato e culinária da Varanda Criativa.

Todos os resultados das oficinas e a programação completa do festival podem ser acompanhadas no Instagram @movimentopracaativa. (Cida Rodrigues/Secel-MT)