Larissa foi a SP com ajuda de amigos, lutou com kimono emprestado, mas tem por meta lutar no mundial
Divulgação
Moradora da zona rural de Tangará da Serra, Larissa Loango, 12 anos, tonou-se carateca por inspiração da mãe. E neste domingo (18), com um kimono emprestado, conquistou o 1º lugar do 29º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, competindo com atletas de todas as regiões do país.
A competição aconteceu em São Paulo (SP) e a atleta só conseguiu participar, porque amigos da família se uniram para ajudar com as passagens.
“Larissa é uma adolescente com grande potencial. Já está na faixa azul e luta como gente grande. Temos um grande orgulho dela”, explica a mãe de Larissa, Luscilene Silva, que acompanhou a jovem até a competição em São Paulo.
“É um misto de comemoração e de desejo de que na próxima competição, ela tenha mais apoio, seja do poder municipal, seja do estadual, ou mesmo alguma empresa. O incentivo até o momento vem só da família”, completa.
A categoria que Larissa venceu é a infanto-juvenil, com crianças de 11 e 12 anos, de faixas laranja até a verde. A atleta tem uma vida simples, ajuda a mãe nos afazeres domésticos, pega ônibus todas as manhãs para estudar em um distrito de Tangará da Serra, conhecido como Progresso.
E duas vezes na semana os pais a levam à cidade, para treinar karatê em um clube particular do município. Os pais são trabalhadores rurais e desejam que esse pódio brasileiro, seja o primeiro de muitos.
Os pais afirmam que Larissa chegou até lá devido seu empenho. Chegaram a solicitar ajuda na secretaria de educação do município, mas sem sucesso.
Além dos amigos da família que viabilizaram as passagens, Larissa contou com uma amiga que a emprestasse o kimono, e participar da competição que a colocou no topo do pódio.
Ela já acumula alguns títulos municipais e regionais, mas nacional é o primeiro. “Me sinto feliz e quero continuar com as competições, representando minha cidade e meu estado”, finaliza Larissa Loango, que terá sua próxima competição em novembro, na cidade de Brasnorte, já de olho em uma vaga no campeonato mundial, em 2023.