O Brasil sagrou-se campeão Pan-Americano de Cross Country, competição realizada em Serra, no Espírito Santo, no último domingo (27)
Atletas que compõem a seleção Mato-grossense de atletismo e contemplado pelo programa do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer com o Bolsa Atleta conquistaram três medalhas no Pan-Americano de Cross Country, competição realizada em Serra, no Espírito Santo no último domingo (27).
Os medalhistas foram Wendel Jerônimo Sousa, de Pontes e Lacerda, Ouro nos 10km – adulto, Jânio Marcos Varjão, de Barra do Garças, Ouro nos 8km sub-20 e Manuel Tsiwario, de Barra do Garças, Bronze nos 6km sub-18. Francielly Marcondes, de Barra do Garças, no sub-20 finalizou a competição na 5ª colocação.
“Eu nunca tinha feito esse tipo de prova e tive a oportunidade de experimentar. Superei todas as minhas dificuldades e hoje tenho um resultado
para o Brasil, Mato Grosso e minha cidade Pontes e Lacerda”, disse o campeão Wendel Souza.
“Pensei que seria uma prova mais lenta no início, mas saíram rápido e a corrida ficou fora da minha estratégia. Mas eu estava preparado para sol forte, calor, chuva, para o que viesse e deu certo. Estou feliz por representar o meu país e ser campeão em casa. Eu sonhava com ouvir o hino”, comemora também o campeão Jânio Varjão.
O comandante técnico da seleção mato-grossense de atletismo Sivirino Souza, de Barra do Garças, fez parte da delegação e levou aos atletas da seleção a experiência adquirida ao longo de anos no trabalho que realiza na Casa do Atleta que abriga atletas da região do Araguaia, dentre eles, muitos indígenas, como Manuel Tsiwario, que é da etnia Xavante.
Três dos selecionados de Mato Grosso, mais o técnico são bolsistas do Programa Olimpus do Governo de Mato Grosso: Sivirino, Wendel, Jânio e Francielly. “Os atletas mato-grossenses se destacaram no Espírito Santa e colocaram Mato Grosso e o Brasil nos primeiros lugar do pódio. Estão de parabéns”, comemora o presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) Tomires Campos Lopes.