Uma manhã divertida e alegre com dezenas de crianças e adultas nas festividades de encerramento da semana especial aos deficientes
Fotos: Dinalti de Oliveira Miranda “Tuiuiú”
De 19 a 24 de setembro foi dedicado a pessoa com deficiência e por ocasião da data foi realizado a ‘Semana Estadual da Pessoa com Deficiência’ em Cuiabá, Várzea Grande e Canarana. Na semana várias ações foram realizadas pela equipe das Secretarias de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, de Canarana e Cáceres e da Casa Civil do Estado.
O primeiro evento foi na Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça com a ‘Roda de Conversa’ nos dias 19 e 20. No dia seguinte, abertura oficial no ‘Auditório Cloves Vettorato’ no Palácio do Governo. No dia 21, ‘Prêmio Mária Auxiliadora – Dodora na sede da OAB-MT. No dia 23, Dia D da Pessoa com Deficiência no Conede/SEC e por último, no dia 24, sábado, realização de Atividades Esportivas: basquete de cadeira de rodas, vôlei sentado, tênis de mesa e atletismo.
“Não encontro palavras para definir esse evento, pois no judô sempre tinha a frase ‘cair levanta’ e aqui com essas pessoas especiais é de superação, sem limites, uma maravilha de se ver”, disse o campeão mundial de judô e secretário Adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.
Por falar em Secel, um ‘exercito’ de servidores tomaram parte na organização do evento nas quatro localidades onde aconteceram as atividades esportivas e com declarações inéditas de vários presidentes de associações e de institutos presentes no evento.
“Sem dúvida é uma manhã que vai ficar na memória dessas pessoas especiais, pois eles não precisam de ajuda e sim de incentivo para superar as deficiências. Eles são pessoas especiais que merecem todas as oportunidades que os normais necessitam e é pura felicidades para eles estarem nesse evento”, comemora o coordenador de Esporte de Inclusão da Secel, Luiz Benedito “Tamba” Pinto Filho e principal articulador do evento.
E nas atividades esportivas não se resumiu a participação das pessoas com deficiências e sim da maioria dos presentes que se entusiasmaram com a desenvoltura dos mesmos tanto na quadra, no campo de futebol e também na pista de atletismo. Professores, técnicos, servidores da Secel e pais e ou responsáveis participaram das atividades esportivas dando um brilho aos olhos dos especiais.