Pular para o conteúdo

O Esportivo

O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

REFERÊNCIA NACIONAL – Atricon destaca atuação do TCE-MT em assinatura de parceria para execução de projetos

  • por

Presidentes do TCE-MT José Carlos Novelli, e da Atricon, Cézar Miola, assinaram termo de cooperação para a execução conjunta, colaborativa e coordenada de programas e projetos estratégicos

 

Fotos: Thiago Bergamasco/TCE-MT

TCE A - O EsportivoA Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) destacou a atuação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) como referência nacional no equilíbrio entre a orientação e a fiscalização, com foco no fortalecimento da administração pública municipal. Nesta quarta-feira (05), os presidentes do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, e da Atricon, Cézar Miola, assinaram termo de cooperação para a execução conjunta, colaborativa e coordenada de programas e projetos estratégicos.

Na oportunidade, Cézar Miola ressaltou a atual gestão do TCE-MT pela nova visão institucional, voltada a excelência da administração municipal, e as boas práticas promovidas pelo órgão de controle de Mato Grosso, como a Mesa Técnica, a Assessoria Parlamentar (Aspar) e o Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE).

TCE B - O Esportivo“Encontramos em Mato Grosso algumas experiências que eu chamo de dialógica do controle externo. Sem renunciar às competências constitucionais, verdadeiramente, dar as mãos ao administrador, porque o que se quer do estado é que ele seja capaz de desemprenhar o seu papel resolutivo, para que o cidadão seja respeitado, o processo democrático valorizado e que as políticas públicas cumpram efetivamente com seu desenho”, salientou Miola.

Para o presidente da Atricon, esse é o caminho que está sendo seguido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. “É um olhar abrangente, fiscalizador e ao mesmo tempo colaborativo. É o Tribunal de Contas realizando um trabalho preventivo, pedagógico e apenas, eventualmente, sancionador”.

Conforme Novelli, a parceria firmada nesta quarta-feira será importante para o aprimoramento do Sistema Tribunais de Contas do Brasil e da gestão pública. “Assinamos esta parceria exatamente para dar todas as condições para que a Atricon realize esse trabalho.”

Isso porque, o documento abrange a articulação interinstitucional, as ações de fiscalização, o intercâmbio de conhecimentos, experiências, tecnologias e recursos materiais e humanos, a realização de eventos e ações educativas. “Isso fortalece o trabalho dos tribunais de contas e leva, o que resulta, evidentemente, na melhoria da gestão pública, que é o que mais nos interessa”, acrescentou o presidente do TCE-MT.

Cezar Miola também classificou a assinatura do acordo como significativa para o controle externo brasileiro. “A união de esforços fortalece a rede de controle no Brasil. Esse novo acordo permite que outras ações possam ser empreendidas na defesa da atuação das cortes de contas brasileiras, na qualificação das suas estruturas e na defesa das suas competências constitucionais”.

Também participaram do encontro o vice-presidente Executivo da Atricon, Edilson de Sousa Silva, o vice-presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Valter Albano, os conselheiros Antonio Joaquim e Sérgio Ricardo, o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Alencar, o auditor substituto de conselheiro, Luiz Carlos Pereira e o consultor-jurídico-geral do TCE-MT, Grhegory Maia.