O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (DEM), colocou em votação, durante a terceira sessão ordinária de quarta-feira (1º), um requerimento das lideranças partidárias mudando novamente o dia das sessões durante o período eleitoral. O requerimento foi aprovado e, a partir da próxima semana, as sessões ordinárias, que haviam sido definidas para ocorrer às quartas-feiras, serão realizadas todas as terças-feiras a partir da próxima semana.
Botelho explicou que o requerimento das lideranças partidárias atende a um pedido dos deputados que possuem base eleitoral no interior. “É uma medida que visa atender o pedido dos deputados e propiciar a presença dos parlamentares nas sessões durante o período eleitoral”, disse.
As sessões legislativas, regimentalmente, fora do período eleitoral, são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras. São quatro sessões na semana, sendo uma na terça, duas na quarta e uma na quinta-feira. Com a aprovação do requerimento, a partir da próxima semana, serão realizadas três sessões num mesmo dia, sempre às terças-feiras, às 8h, 13h e 17h30.
A medida, segundo Botelho, visa resolver o problema da falta de quórum nas sessões. Isso porque, de acordo com o presidente, 22 dos 24 parlamentares são pré-candidatos a cargos eletivos nas eleições deste ano. A nova alteração passa a vigorar a partir da próxima terça-feira, dia 7 de agosto.