As Clínicas dos bairros 24 de Dezembro, Parque do Lago, Marajoara, Unidade Básica do Santa Isabel e a unidade do bairro Aurília Curvo, já executam os serviços
Seguindo a premissa da gestão Kalil Baracat que preza por um atendimento mais humanizado, a Secretaria de Saúde está melhorando e ampliando os serviços da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS).
A partir deste mês, cinco unidades passam a contar com um novo serviço de imagem para diagnóstico do coração – o Telediagnóstico de Eletrocardiograma – ECG -, que fornece laudos de exames de investigação do aparelho cardiovascular, facilitando a detecção e o tratamento de doenças.
O serviço é uma ação conjunta com o Núcleo de Telessaúde do Governo do Estado. Os exames são realizados pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde os equipamentos já foram instalados e estão funcionando em cinco unidades – Clínicas de Atenção Primária dos bairros 24 de Dezembro, Parque do Lago, Marajoara, na Unidade Básica de Saúde do Santa Isabel (UBS) e na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Aurília Curvo.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a iniciativa de se estabelecer uma parceria com o Programa Telessaúde do Estado partiu da grande demanda de pacientes hipertensos.
“Adquirimos com recursos próprios seis aparelhos de exame de imagem e implantamos nestas unidades com maior histórico de pacientes com hipertensão, fornecendo mais um aparelho ao Hospital e Pronto Socorro”, explicou.
Gonçalo ainda explica que este novo serviço ajuda a desafogar as Upas e Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande.
“O paciente que chega com dor no peito ou outros sintomas sugestivos ao coração, o exame é feito, avaliado e o paciente já sai com o diagnóstico. Se necessário, ele é encaminhado à rede especializada. É um compromisso que assumimos e faz parte das metas estabelecidas pelo prefeito Kalil Baracat”, disse Gonçalo.
Agora, o exame de imagem é feito na unidade e, na mesma hora, é enviado via internet para o Núcleo Telessaúde no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), onde são laudados e enviados via internet à Unidade Básica de Saúde solicitante, que faz a impressão do laudo e entrega ao usuário, já com o diagnóstico da causa da doença do coração, e inicia o tratamento.
No Brasil, a análise da mortalidade indica que as três principais causas de morte são, pela ordem, infartos agudos do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência cardíaca, todas relacionadas ao fator de risco hipertensão.
Estas constituem quatro das dez principais causas de internações no SUS, sendo responsáveis por 14% dos anos de vida perdidos ajustados por incapacidade, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Sobre o Serviço:
Segundo a Telerreguladora do Telessaúde de Várzea Grande, a médica Cynthia Castilho Moreno, o Telessaúde é uma ferramenta de prestação de serviços e acesso à saúde, na educação continuada.
“No caso do teleECG, o acesso ao laudo do eletrocardiograma sai em até 5 minutos. O serviço funciona 24 horas. Existem médicos plantonistas prontos para receberem o traçado do exame, interpretá-lo e laudá-lo quase que imediatamente, para o médico que está com o paciente. Com segurança no diagnóstico, o médico poderá iniciar o tratamento ou decidir encaminhar o paciente para uma unidade de referência de urgência. É uma ferramenta que realmente salva vidas”.
O superintendente de Atenção Primária, Geovane Renfro, disse que o Programa Telessaúde tem por objetivo apoiar a consolidação das Redes de Atenção à Saúde ordenadas pela Atenção Básica, no âmbito do SUS e é integrado por gestores da saúde, que se utilizam da Tecnologia da Informação e Comunicação para melhor capacitar as equipes de saúde da família e elevar a qualidade do atendimento básico prestado pelo SUS.
Segundo o médico Clínico Geral, da unidade do Parque do Lago, Olívio Glauber de Maman Sguarezi, com o aparelho de eletrocardiograma na unidade, e ainda apoiado com o serviço laudado pelo Telessaúde, possibilitou a melhoria de tratamento de pacientes com problemas do coração.
“Chegando um paciente com dor torácica, temos protocolo de atendimento, que era urgentemente encaminhar para uma unidade que possuía o exame de imagem. Agora temos condições de imediatamente fazer o exame, ter o diagnóstico certo, e oportunamente tratar este paciente. Várzea Grande está de parabéns”, disse ele.