Os seis jogos da primeira fase serão entre os dias 6 de abril e 25 de maio
O Cuiabá Esporte Clube conquistou a sua classificação para a disputa da Copa Sul-Americana de 2022. Será a segunda participação do Dourado no torneio.
A primeira vez aconteceu em 2016, quando enfrentou a Chapecoense na primeira fase, mas acabou sendo eliminado após vitória por 1 a 0 na Arena Pantanal e derrota por 3 a 1 no oeste catarinense.
O sorteio da competição acontece no dia 23 de março. Os seis jogos da primeira fase serão entre os dias 6 de abril e 25 de maio.
Será então a primeira vez do “El Dorado” em uma fase de grupos da competição. Alguns países já têm seus classificados definidos. Bolívia e Colômbia ainda vão confirmar os seus representantes.
Os seis times brasileiros e argentinos entram direto na fase de grupos. A fase prévia é formada por 32 clubes, quatro de cada um dos seguintes países: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Daí saem 16 classificados para os grupos.
As 12 equipes de Brasil e Argentina e as 16 classificadas da fase prévia se juntam a quatro times eliminados da terceira fase prévia da Libertadores e formam os 32 times que integrarão os oito grupos. A decisão da competição está marcada para o dia 1º de outubro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Já estão classificados
Brasil: Cuiabá, Atlético (GO), Santos, Ceará, Internacional e São Paulo;
Argentina: Banfield, Defensa y Justicia, Lanús e Independiente;
Bolívia: Jorge Wilstermann e Guabirá;
Chile: Unión La Calera, Unión Española, Deportes Antofagasta, Ñublense.
Colômbia: Independiente Medellín;
Equador: 9 de Octubre, LDU, Mushuc Runa e Delfín;
Paraguai: Nacional-PAR, Guaireña, Sol de América, General Caballero;
Perú: Melgar, Cienciano, Sport Boys, Ayacucho;
Uruguai: Cerro Largo, Montevideo Wanderers, Liverpool-URU e River Plate-URU;
Venezuela: Deportivo La Guaira, Estudiantes de Mérida, Metropolitanos, Hermanos Colmenárez.
As ligas nacionais da Bolívia e Colômbia ainda estão em disputa, e algumas equipes estão asseguradas na Sul-Americana, mas com chances de ir à Libertadores.
São elas:
Bolívia: Bolívar, Royal Parí, Oriente Petrolero;
Colômbia: Millonarios, Junior Barranquilla, Deportivo Cali e América de Cali.