Renita Borges, explica que o trabalho infantil é um dos temas geradores e que são trabalhados no mês junho
Foto: Secom/VG
Crianças e adolescentes que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do polo Vila Arhur, participaram ontem de uma palestra sobre o trabalho infantil. Durante o encontro eles também confeccionaram catavento de cinco pontas, que é o símbolo internacional do combate ao trabalho e à exploração infantil.
A orientadora social, Renita Borges, explica que o trabalho infantil é um dos temas geradores e que são trabalhados no mês junho, especialmente, no dia 12, data de mobilização e conscientização de luta contra o trabalho infantil. “Dessa forma pensamos em não só discutir o tema, mas propor alguns exercícios para que as crianças pudessem lembrar desse dia. Também confeccionamos o catavento, e a atividade foi realizada por todos, inclusive com a participação de mães que aguardavam os filhos”.
A orientadora disse ainda que as crianças ao final das atividades receberam revistinha infantil, com tema abordando também as formas de trabalho infantil. “Apesar da seriedade, o texto produziu de forma lúdica as formas de trabalho infantil, e os prejuízos que esse ato causa nas crianças, numa demonstração de violação de direitos”.
A coordenadora de Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda elogiou o trabalho que todas as orientadoras sociais vêm desempenhando em Várzea Grande. “Elas não medem esforços para realizar as suas atividades e estão todas de parabéns. O nosso Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é referência assim como vários outros projetos e programas sociais realizados em nosso município”.
Ela destacou ainda que além da erradicação do trabalho infantil, outros polos estão trabalhando com esse e outros tema, a exemplo dia mundial do meio ambiente, e das comemorações aos santos Antônio, João e Pedro, com as tradicionais festas juninas”, completou. (Kátia Passos/Secom-VG)