As câmeras OCR têm imagem em alta definição e tecnologia que facilita a identificação de veículos roubados, furtados ou clonados
O investimento do Governo de Mato Grosso em tecnologia de ponta tem refletido nos bons índices criminais. Em três anos, o Estado passou de 22 câmeras de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) para 261.
Este reforço contribuiu para o aumento de 175% na recuperação de veículos roubados nos últimos três anos. A previsão é de que mais mil unidades deste modelo sejam instaladas ainda neste ano.
As câmeras OCR possuem imagem em alta definição e uma tecnologia que facilita a identificação de veículos roubados, furtados e até mesmo clonados.
Por se tratar de uma “câmera inteligente”, ela consegue captar o número da placa e o sistema automaticamente analisa o perfil do veículo.
No caso dos veículos roubados que já tiveram registro de Boletim de Ocorrência, a Central de Monitoramento é informada, acionando uma equipe policial mais próxima para abordagem do veículo.
Em Mato Grosso, as 261 câmeras estão instaladas em pontos estratégicos: ruas, avenidas e rodovias que apresentam maior fluxo de veículos pesados ou de passeio, em mais de 20 municípios.
Esse sistema de monitoramento atende as regiões da Baixada Cuiabana, regiões Sul, Leste e Médio Norte, além da faixa de fronteira com a Bolívia. Porém, a partir do programa Vigia Mais MT, essa cobertura chegará em todos os municípios do estado.
O programa prevê a instalação de mais de 15 mil câmeras, sendo mil delas com a tecnologia OCR. “Todos os municípios serão contemplados conforme o número de habitantes e índices de criminalidade. Essas câmeras OCR, permitem que os veículos roubados e furtados sejam recuperados com maior rapidez”, destacou o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Juliano Chiroli.
Com esse investimento do Governo de Mato Grosso, a tendência é uma redução ainda maior em todos os índices criminais, além disso, vai facilitar as investigações e as decisões do Poder Judiciário.
“Essas câmeras poderão flagrar várias situações de crimes e essas imagens serão utilizadas pela Polícia Judiciária Civil e a Justiça Criminal como meio de prova, facilitando as investigações e dando mais sustentação aos inquéritos e as decisões judiciais” disse Chiroli.
Com mais câmeras, será possível criar um cerco virtual entre as cidades do Estado e a expectativa do coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), tenente-coronel BM Rogério Quinteiro Barcelos, é reduzir em até 80% os casos de roubos e furtos de veículos.
“Quando ocorrer o roubo de um veículo, ao sair da cidade, ele já vai ser identificado, quando chegar em outro município, também será localizado, facilitando a recuperação”.
Recuperações – Conforme dados do Ciosp, no ano de 2019 apenas 33 veículos foram recuperados a partir do sistema de identificação de câmeras OCR.
No ano seguinte, o número de recuperações saltou para 91 e em 2021 chegou a 89 veículos, que significa um aumento de quase 175%.
Isso significa que a partir dos novos investimentos da atual gestão, iniciados em 2020, 180 veículos foram recuperados em Mato Grosso.
O número se refere a queixas de roubos ocorridos em Mato Grosso e em outros estados. Nos últimos dois anos, o valor de patrimônio recuperado e devolvido ao cidadão chegou a R$ 7.434.332,00.