A exposição realizada em parceria com o Sebrae segue até esta quinta-feira (27) no Centro de Eventos do Pantanal
Foto: Giovani Ojeda/Seduc-MT
Estudantes de Cuiabá lotaram o auditório para a abertura do evento com palestras
A abertura da Expo Estudantil 2024 reuniu mais de mil estudantes em busca de orientação para o futuro profissional, nesta quarta-feira (26), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento, em parceria com o Sebrae Mato Grosso, segue até esta quinta-feira (27.06) e oferece palestras, exposições de carreiras e discussões sobre empreendedorismo.
Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, agradeceu o apoio dos professores e do Circuito Sebrae de Palestra Estudantil, e destacou a importância do evento para que os estudantes fiquem atentos às oportunidades do mercado de trabalho e aprendam sobre empreendedorismo.
Segundo ele, o projeto de vida contempla uma diversidade de saberes que ajuda os estudantes a conhecerem melhor a si mesmos e o mundo à sua volta. “Sabemos que essa percepção da realidade é fundamental para que os adolescentes se sintam mais preparados ao tomar decisões no futuro, sobretudo os que estão concluindo o Ensino Médio e já estão inscritos no Enem”.
O secretário ainda mencionou que esta parceria com o Sebrae Mato Grosso e outras instituições do Terceiro Setor tem ajudado a impulsionar, discutir o projeto de vida e as habilidades na área do empreendedorismo, além de mostrar aos estudantes as oportunidades do mercado e ajudá-los a tomar decisões.
O gerente de negócios do Sebrae, Sandro Rossi de Carvalho, ressaltou a relevância da Expo Estudantil na vida dos jovens que ainda não definiram sua carreira. Elogiou o quadro de palestrantes, entre eles, Davi Braga, que foi destaque do primeiro dia. Ele começou a empreender aos 13 anos e, agora aos 23 anos, continua expandido sua atuação em marketing.
“Olho para vocês e vejo o futuro de Mato Grosso. Estou olhando futuros engenheiros, médicos, arquitetos, advogados e empreendedores. Aproveitem a oportunidade que estão tendo agora, pois, é uma ação pioneira na educação pública e temos que valorizar muito esta iniciativa”, disse Sandro aos estudantes.
Já a estudante Julia Beatriz Schreiner Lovo, 16 anos, do 3° ano na Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto, compartilhou o desejo de seguir a carreira de jornalismo. Ela ressaltou a importância da Expo Estudantil para ajudar os jovens a decidirem qual caminho profissional seguir.
“Como aluna que está encerrando o ciclo, vem as dúvidas e cobranças. Com as palestras, essa exposição nos ajuda a decidir qual a carreira seguir. Mas, o meu sonho é ir para a área de comunicação, seguir no ramo de jornalismo e quem sabe não ser uma empreendedora nesse setor”, afirmou Julia.
Maria Carolina Rondon é uma das professoras de Julia e que atua com orientação para que os estudantes direcionem seus estudos por áreas de conhecimento conforme o seu Projeto de Vida. A educadora também elogiou a iniciativa do evento, que auxilia os alunos na fase de decisão sobre o futuro profissional.
“Essa exposição com palestras, painéis e várias instituições para dar uma luz a eles sobre o que escolher para a sua vida está sendo muito importante”, pontuou. (Claryssa Amorim/Seduc-MT)