Pular para o conteúdo

O Esportivo

O jornal da baixada cuiabana em evidência.

FMF 7 SOCIETY MT

CBF 7 SOCIETY

GLOBO ESPORTE

UOL ESPORTE

CBF

RÁDIOS

ESPORTES

DESTAQUES

NOTÍCIAS

ENTREVISTAS

ARTIGOS

JORNAL O ESPORTIVO

MEDALHISTA OLÍMPICO – Vicente Lenilson cita Mandela: ‘O esporte tem o poder de mudar o mundo’

  • por

O presidente do Instituto Vicente Lenilson, Vicente Lenilson de Lima, 45 anos, medalhistas em Sidney e Pequim faz do atletismo seu projeto de vida

 

Vicente e Cia - O EsportivoO medalhista Vicente Lenilson de Lima, de 45 anos, fundador do Instituto Vicente Lenilson, que oferece treinamento gratuito para crianças de ambos os sexos de 10 aos 16 anos desde o ano de 2014, quando fundou o instituto em Cuiabá. Hoje possui três pólos, sendo um no 9ª Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC) na Fernando Corrêa, outro no Colégio Liceu Cuiabano e um na comunidade de Nossa Senhora do Livramento onde são assistidos mais de 100 alunos semanalmente.

Natural de Currais Novos, município do interior do Rio Grande do Norte, filho caçula de Vicente Vitalbino de Lima e de dona Nair Feitosa Lopes, tem sete irmãos e somente ele se transformou em um atleta. Era mecânico de moto até os 17 anos, quando foi demitido da oficina. Sem nada a fazer, foi acompanhar o treino do time local, o Potiguá, e lá viu um menino correndo 200 metros rasos e foi informar se ele poderia correr também.

“Lembro até os dias de hoje. Conversei com o professor de Educação Física Arimatéia e ele descobriu que eu tinha potencial para ser um atleta. Por dois anos participei de provas na minha cidade onde fui o destaque. Fui campeão nos Jogos Escolares Municipais e também dos Estudantis do Estado”, lembra.

Depois dessas conquistas Vicente Lenilson de Lima foi convidado para integrar uma equipe do Rio de Janeiro, a Mangueira Xerox. Ficou por seis meses e não se adaptou. Retornou para Natal, capital do RN, onde ficou de 1996 até o ano de 2000. Depois das Olimpíadas de Sidney, foi para Presidente Prudente (SP), onde conheceu sua esposa, Maria Aparecida Souza de Lima, começou a namorar com ela e 45 dias depois se casaram.

“A Cida era atleta também especialista no salto em distância, foi amor a primeira vista e hoje temos dois filhos, o Pedro com 16 anos, e Davi, de 11. Ambos são atletas também e aparecem entre os cinco melhores do ranking do Brasil. O Pedro no salto em distância e o Davi nos 75 metros rasos, graças a Deus e ainda tem muitos anos pela frente”, argumenta.

Em Presidente Prudente sua esposa o convenceu a vir para Mato Grosso, pois ela é natural de São José dos Quatro Marcos. Depois de muito brilhar em várias competições locais, estadual e até i9nternacional resolveu acompanhar sua esposa para Mato Grosso, aceitou vir para MT, para residir na Capital para implantar seu projeto de abrir o Instituto Vicente Lenilson de Atletismo e deu certo, no ano de 2014.

Hoje Vicente Lenilson de Lima é servidor comissionado do Governo de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) onde desempenha suas funções com muito amor e carinho. “Tenho uma longa história no esporte e conheço os principais pontos dos fundamentos do atletismo. Sei que em Mato Grosso tem muito potencial para revelar novos talentos não somente no atletismo como também em outras modalidades esportivas”, destaca.

Ele faz questão de destacar que em sua época não recebia o apoio que hoje o Governo de Mato Grosso por meio da Secel tem vários projetos que beneficiam e valorizam não somente o esportista nato como também professores e técnicos que trabalham no esporte.

“Eu sempre digo aos meus alunos, que é preciso sonhar, ter ambição de vencer, treinar forte e se esforçar, porque o esporte mudou minha vida. Hoje sobrevivo do esporte e desejo a todos que lutem por seus ideais, seja um vencedor. Gosto de citar uma frase de Nelson Mandela: O esporte tem o poder de mudar o mundo. É a pura verdade!