O resultado foi importante para chegar à última rodada na próxima quinta-feira (9), na Vila Belmiro, contra o Santos com a vantagem do empate
Dinalti de Oliveira Miranda “Tuiuiú”
Foram oito minutos de um bonito futebol, no ataque, procurando o gol, chutando e encurralando o Fortaleza. Foi até o gol, de pênalti muito bem cobrado por Elton. Depois, o sofrimento de sempre, o time totalmente retrancado, fechado, sem criar jogadas, chutões e dando desespero ao torcedor. Mas valeu!
Obrigação de casa foi feita. O Cuiabá Esporte Clube venceu por 1 a 0 o Fortaleza. Com o resultado chega aos 46 pontos ganhos, deixa a zona de rebaixamento, subindo para o 15º lugar e chega para a última rodada, quinta-feira (9), às 20h30, na Vila Belmiro, em Santos, contra o Santos, precisando de um simples empate para garantir a permanência na Série A e uma vaga na Copa Sul-Americana.
O Cuiabá entrou em campo sabendo que apenas um resultado interessava: vencer. Jorginho, não abdicou da retranca, mas fez mudanças importantes com Jonathan Cafu de titular no lugar de Rafael Gava e Elton no comando de ataque no posto de Jenison. Ainda foi beneficiado pela decisão do comando técnico do Fortaleza que poupou a maioria dos titulares, dando oportunidade aos reservas.
Assim, ficou mais fácil atacar e o Cuiabá partiu com tudo em busca da vitória. Aos 6 minutos, bola lançada na área cearense. Felipe Marques mata a bola no peito e é derrubado por Jackson. Penalidade máxima. Aos 8 minutos, depois de muita reclamação, Elton é autorizado a cobrar e coloca a bola no canto direito fazendo 1 a 0.
Com a vantagem, o Cuiabá voltou todo para a defesa, após ter chutado seis vezes ao gol adversário. O Fortaleza, com um time bastante modificado passou a ter o domínio a bola, mas não conseguiu chutar uma única vez ao gol de Walter que foi um mero espectador.
Na fase complementar, o Cuiabá continuou completamente retrancado, dando chutões para qualquer lado e permitindo que o Fortaleza fosse ainda mais incisivo ao ataque. Em dez minutos, conseguiu ter suas três primeiras finalizações na partida, com Tite e Wellington Paulista, duas vezes, mas sem muito perigo.
O time cearense passou a dominar as ações do jogo e não saiu do setor ofensivo, encontrando um Cuiabá totalmente recuado. Em uma chance mais perigosa, David invadiu a área no lado esquerdo e finalizou para boa defesa de Walter. Apesar da pressão, o Cuiabá se defendeu bem e segurou a vantagem subindo para 46 pontos.
CUIABÁ – 1
Walter; Lucas Ramon (Anderson Conceição), Paulão (Marllon), Alan Empereur e Uendel; Camilo, Pepê (Auremir), Max (Rafael Gava) e Felipe Marques; Jonathan Cafu (Cabrera) e Elton. Técnico: Jorginho
FORTALEZA – 0
Marcelo Boeck; Jackson (Tinga), Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Ronald, Matheus Jussa, Lucas Lima (Romarinho) e Bruno Melo (Osvaldo); Depietri (David) e Wellington Paulista (Robson). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Alex dos Santos (SC)
Local: Arena Pantanal – Cuiabá, MT
Público: 15.923 pagantes
Renda: R$ 359.266,55
Cartões Amarelos: Cuiabá: Paulão e Camilo e Fortaleza: Jackson e Matheus Jussa
Gol – Elton, aos 8 minutos do primeiro tempo